Desencontro de línguas

iG Minas Gerais | luciana romagnolli |

“Augenblick Dream”, do Eoli Songe, mescla dança e vídeo
Lincon Zarbietti / O Tempo
“Augenblick Dream”, do Eoli Songe, mescla dança e vídeo

Depois de um início esparso, o FIT-BH acelerou no fim de semana, com a chegada dos primeiros espetáculos internacionais. O grupo português Peripécia Teatro apresentou uma linguagem lúdica e contaminada pelo humor em “1325”, aproximando o fazer teatral da brincadeira de criança – que naturalmente inventa a teatralidade ao não se prender ao real e ao ordinário dos objetos. Assim, um aspirador de pó vira uma metralhadora e roupas confundem-se com as próprias pessoas que as possuíram. Este lado mais criativo da infância paira como estado de espírito sobre o espetáculo.  

Quando a mesma postura atinge o discurso, por vezes infantiliza a narrativa das grandes tragédias históricas, operando simplificações no que, mais do que complexo, beira o inominável – o Holocausto, os extermínios na África e na Argentina. Ao resumir as situações, o texto se restringe à denúncia do horror e é veiculado como mensagem, ensinamento. A experiência estética é de outra ordem da didática e reduzir os conflitos à profundidade de parábolas infantis subestima o espectador. Nesse sentido, o Peripécia Teatro sai-se melhor no jogo cênico do que no discurso político.

Já os franceses do Eoli Songe mostraram uma mescla de dança, vídeo e temas científicos em “Augenblick Dream”, espetáculo apresentado dentro de um iglu instalado no Parque Municipal. Com boa parte do público composto de passantes atraídos na hora, a decisão do grupo por não legendar os áudios em francês limitou a compreensão da história, deslocando a atenção para a plasticidade e a emoção da movimentação do ator, como uma poesia corporal abstrata em que se reconhece o trabalho com conceitos como a simetria e o duplo.

Ao fim da apresentação, um dos franceses explica ao público a camada científica que se perdeu no desencontro entre as línguas, e que se refere à busca humana por produzir artificialmente a antimatéria. Aos espectadores, resta tentar reconfigurar o que viu a partir do resumo posterior.

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