Atentado suicida deixa cinco mortos e 36 feridos no Afeganistão

Carro-bomba explodiu próximo a um centro médico na província de Kandahar, de acordo com militares

iG Minas Gerais | Da redação |

Pelo menos cinco pessoas morreram hoje (11) e 36 ficaram feridas, incluindo três soldados do Exército Nacional do Afeganistão e várias crianças, em um atentado suicida com um carro-bomba no Sul do Afeganistão.

Os suicidas explodiram o carro-bomba perto de um centro médico no distrito de Daman, na província de Kandahar, disse um porta-voz da polícia.

Segundo o porta-voz, uma hora antes da explosão, soldados norte-americanos estiveram no local. Até agora, nenhum grupo reivindicou a autoria do atentado.

Na sexta-feira (9), os talibãs afegãos anunciaram o começo, a partir de amanhã (12), de uma ofensiva militar para "eliminar os invasores estrangeiros". A ofensiva tem como alvo funcionários e políticos afegãos que apoiam a ocupação estrangeira.

As tropas da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) destacadas no Afeganistão estão em pleno processo de retirada e de transferência gradual de competências de segurança para a polícia e o Exército afegãos. A retirada total deveria terminar em dezembro deste ano, mas a comunidade internacional pretende manter alguma presença militar em solo afegão mesmo após essa data.

Agência Brasil

Leia tudo sobre: Afeganistãoatentadocarro-bomba