Balance as franjas

As franjas estão em alta novamente. Saiba como tirar partido desse recurso fashion que é pura malemolência!

iG Minas Gerais | Deborah Couto |

Naomi Campbell foi ao lançamento da coleção de Kate Moss para a Topshop usando um vestido franjado da marca
Jonathan Short/Invision/AP
Naomi Campbell foi ao lançamento da coleção de Kate Moss para a Topshop usando um vestido franjado da marca

Anos 20, cowgirl ou apache... a que te remetem as franjas? Não importa o estilo, o fato é que elas estão de volta, mais democráticas do que nunca. Modernas em grifes como Michael Kors e Lanvin _, a marca americana a utilizou como um toque sutil para adicionar sex appeal ao frio inverno do hemisfério norte. Já a francesa a fez ser um toque vanguardista, adicionando movimento às peças de tons sóbrios. 

No tapete vermelho, ela também dá o ar de sua graça e é uma das principais tendências da vez. Naomi Campbell e Gwen Stefani que o digam. Gwen usou um modelo Ferragamo divino para uma festa da grife. As franjas deram um toque charmoso ao vestido e balançavam a cada movimento da cantora. Já a top model inglesa vestiu um modelo franjado para ir ao lançamento da coleção da amiga Kate Moss para a marca de fast fashion Topshop. A coleção, aliás, está recheada de peças enfeitadas com o recurso. De vestido à la melindrosa a jaqueta cowgirl que já nasceu hit.

Sem clichê

Com uma coleção verão 2015 de inspiração oriental, o estilista Virgílio Andrade usou plumas de avestruz para criar o efeito franja com leveza para sua grife, Virgílio Couture. “Acreditamos que as franjas e os bordados agregam valor às peças, deixando-as mais anatômicas ao corpo e com um movimento maior ao andar”, diz.

Para usar o artifício, no entanto, a palavra de ordem é personalidade. Não dá para investir em peças franjadas só porque estão na moda se não tiverem nada a ver com seu estilo. Se tiverem, no entanto, elas são atemporais, mesmo que estejam em alta agora. “O melhor jeito de usar a franja é sem cair no clichê de levar a peça para alguma época ou estilo específicos. Quando a cliente tem uma bagagem e informação de moda, ela consegue usar franjas em qualquer ocasião e estação, mesmo o recurso não estando muito evidente em blogs e editoriais de moda, que é o que faz vender hoje”, acredita Virgílio.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave