Hamilton supera Rosberg de novo e fatura 4ª pole do ano

Inglês cravou o melhor tempo da classificação e assegurou sua quarta pole position na temporada 2014 da Fórmula 1

iG Minas Gerais | AGÊNCIA ESTADO |

Lewis Hamilton obteve a pole neste sábado ao marcar 1min25s232, contra 1min25s400 de Rosberg
PÁGINA OFICIAL/FACEBOOK
Lewis Hamilton obteve a pole neste sábado ao marcar 1min25s232, contra 1min25s400 de Rosberg

Lewis Hamilton voltou a se impor no Circuito da Catalunha, em Barcelona, neste sábado. Depois de dominar os treinos livres na sexta-feira, o inglês cravou o melhor tempo da classificação e assegurou sua quarta pole position na temporada 2014 da Fórmula 1. Seu companheiro de Mercedes, Nico Rosberg, sairá em segundo, e Daniel Ricciardo, da Red Bull, em terceiro. Felipe Massa vai largar em nono.

Com este resultado, a Mercedes acumulou a quinta pole em cinco etapas neste ano. Ainda sem perder na temporada, a equipe mostrou que também apresentou boas novidades para o GP da Espanha e segue como a favorita para vencer neste domingo. Hamilton tentará faturar sua quarta vitória consecutiva, o que confirmaria seu grande favoritismo para o título.

Hamilton obteve a pole neste sábado ao marcar 1min25s232, contra 1min25s400 de Rosberg, que mais cedo havia liderado o terceiro e último treino livre em Barcelona. Ricciardo, grande surpresa da temporada até agora, anotou 1min26s285. O trio dominou as três sessões da classificação e não deram chances aos rivais.

Felipe Massa, por sua vez, mostrou evolução em comparação aos treinos livres de sexta-feira. Na última sessão livre, antes da classificação, ele obteve o quarto melhor tempo. Na briga pelo grid, o brasileiro teve bom início. Foi o quinto mais rápido no Q1, e o quarto no Q2, sempre atrás dos carros da Mercedes e de Ricciardo.

Na última sessão, porém, o piloto da Williams resolveu apostar em apenas uma tentativa na pista. Ele entrou na disputa somente nos instantes finais do Q3, mas cometeu um erro na parte final do traçado e não conseguiu passar do nono lugar, a última posição em disputa na sessão porque Sebastian Vettel já havia desistido por problemas no carro.

Com o resultado, Massa acabou sendo superado pelo companheiro Valtteri Bottas. O finlandês obteve o quarto melhor tempo e vai largar cinco posições à frente do brasileiro. O francês Romain Grosjean (Lotus), os dois carros da Ferrari, com o finlandês Kimi Raikkonen e o espanhol Fernando Alonso, e o inglês Jenson Button, da McLaren, também largarão no Top 10.

Vettel será o décimo colocado porque nem chegou a marcar tempo no Q3. Ele teve novo problema no carro no início da sessão e abandonou o treino. O alemão, que praticamente não treinou na sexta em razão de uma falha elétrica em sua Red Bull, ainda corre o risco de sofrer punição e perder posições no grid se trocar o câmbio, provável causa do problema deste sábado.

No pelotão traseiro, o venezuelano Pastor Maldonado protagonizou mais uma vacilada neste sábado. Ele perdeu o controle logo nos primeiros instantes do treino e acertou o muro, sem maior perigo. Por causa dos danos causados a sua Lotus, ele não pôde continuar no treino e ficou sem tempo. Mas não ficou com o último lugar por causa da punição aplicada ao francês Jean-Eric Vergne na sexta-feira.

O piloto da Toro Rosso perdeu uma das rodas do seu carro durante o segundo treino livre e foi punido com a perda de dez posições no grid. Como obteve o 16º melhor tempo neste sábado, caiu direto para a última colocação do grid. A corrida deste domingo em Barcelona terá início às 9 horas (de Brasília).

Confira o grid de largada para o GP da Espanha:

1º - Lewis Hamilton (ING/Mercedes)

2º - Nico Rosberg (ALE/Mercedes)

3º - Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull)

4º - Valtteri Bottas (FIN/Williams)

5º - Romain Grosjean (FRA/Lotus)

6º - Kimi Räikkönen  (FIN/Ferrari)

7º - Fernando Alonso (ESP/Ferrari)

8º - Jenson Button (ING/McLaren)

9º - Felipe Massa (BRA/Williams)

10º - Sebastian Vettel (ALE/Red Bull)

11º - Nico Hülkenberg (ALE/Force India)

12º - Sergio Perez (MEX/Force India)

13º - Daniil Kvyat (RUS/Toro Rosso)

14º - Esteban Gutierrez (MEX/Sauber)

15º - Kevin Magnussen (DIN/McLaren)

16º - Adrian Sutil (ALE/Sauber)

17º - Max Chilton (ING/Marussia)

18º - Jules Bianchi (FRA/Marussia)

19º - Marcus Ericsson (SUE/Caterham)

20º - Kamui Kobayashi (JAP/Caterham)

21º - Pastor Maldonado (VEN/Lotus)

22º - Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso)