No peito, na raça e nas redes

Volante tem nove gols anotados pela Raposa no torneio nacional; sete foram marcados em 2013

iG Minas Gerais | Guilherme Guimarães |

Faro de gol. Forte marcador, o volante Nilton também aparece com destaque no ataque e já marcou dois gols no Brasileirão deste ano
UARLEN VALERIO / O TEMPO
Faro de gol. Forte marcador, o volante Nilton também aparece com destaque no ataque e já marcou dois gols no Brasileirão deste ano

O futebol sofreu mudanças ao longo dos anos e a modalidade esportiva, em sua concepção moderna, apresenta um novo panorama. Isso, em aspectos técnicos e táticos. Se antes os jogadores de ataque tinham apenas que atacar, e os defensivos marcar, hoje a ideia do jogo mostra totalmente o contrário.

Exemplo claro disso são os volantes. Ano a ano esses atletas atualizam sua forma de jogar e, além de marcar o adversário, também aparecem como elementos surpresas na hora de fazer gols.

No plantel do Cruzeiro, Nilton é uma dessas peças. Forte na defesa, o meio-campista mostra faro de artilheiro e já tem nove gols em Campeonatos Brasileiros com a camisa estrelada. Foram sete tentos anotados na edição de 2013 e dois gols no atual Brasileirão.

Os números credenciam o camisa 19 à oportunidade de, quem sabe, ainda no primeiro turno da disputa deste ano, se tornar o volante cruzeirense com maior número de gols desde o início do Brasileiro de pontos corridos.

Atualmente, os recordistas são Ramires, hoje no Chelsea-ING, e Charles, sem clube. Ambos marcaram dez gols na disputa nacional vestindo o uniforme cinco estrelas.

Ramires e Charles precisaram de três anos para atingir essa marca. Nilton, caso marque mais dois gols, ultrapassaria os ex-celestes jogando apenas duas edições do Brasileiro.

“Espero que eu possa fazer mais gols, ter atuações de alto nível para ajudar o clube. Se eu tiver oportunidade de balançar as redes, vou finalizar da melhor maneira para ultrapassar esse recorde e marcar ainda mais o meu nome na história do clube”, disse Nilton em entrevista a .O TEMPO

Na mira da Internazionale de Milão-ITA, Nilton pode deixar o clube em julho, quando a janela internacional for aberta. O volante não esconde que deseja realizar caminho parecido ao de Ramires na Toca. “O Ramires deixou uma boa impressão aqui, tem as portas abertas no clube. Espero que eu possa desempenhar caminho parecido ao dele”, completou Nilton, a quem o técnico Marcelo Oliveira deposita muita confiança.

“O Nilton é um ótimo jogador e está retomando o bom futebol. É um atleta com quem eu espero contar para a sequência”, disse o treinador.

Com sete gols no Brasileiro do ano passado, Nilton se tornou o volante azul que mais tentos assinalou em uma única edição do Brasileiro desde 2003. (Com Bruno Trindade)

Agenda

Treino. O Cruzeiro fecha sua preparação para o clássico hoje, com um último treino na Toca da Raposa II. A atividade acontece pela manhã e os jogadores seguirão concentrados até a hora do confronto.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave