BMW R 1200 GS Adventure quer ser referência

Lançada em 2013 na Europa, modelo aposta no equilíbrio e na versatilidade de utilização; no Brasil, preço será tabelado em elevados R$ 87.900

iG Minas Gerais | Raphael Panaro |

Farol é full-LED com luz de condução diurna
bmw/divulgação
Farol é full-LED com luz de condução diurna

A maxitrail BMW R 1200 GS é a moto da marca mais vendida no globo, ainda que, no Brasil, seu preço seja mais caro que em qualquer outro lugar – a mais barata custa R$ 75 mil. Agora, a fabricante passa a trazer a versão mais completa de sua best-seller, a Adventure. E o valor é ainda mais salgado: começa em R$ 87.900. Essa configuração promete uma maior versatilidade, principal qualidade que diferencia as maxitrails: prazer, conforto e destreza ao encarar asfalto ou terra.

Para proporcionar conforto em percursos longos, a R 1200 GS Adventure conta com novo banco mais alto e ajustável, pedaleiras mais largas e pedal do freio reforçado com posição regulável. Os manetes do guidão também podem ter a altura reajustada, para maior comodidade na pilotagem. Neste modelo, pela primeira vez, a BMW posicionou o eixo cardã na lateral esquerda da motocicleta, com o objetivo de tornar a distribuição de peso mais equilibrada.

O curso das suspensões se manteve, e a distância para o solo aumentou 15 mm em relação à R 1200 GS. A geometria do sistema também foi reconfigurada para garantir manobras mais precisas. O piloto ainda tem à disposição o sistema ASC – composto por controle de tração e freios ABS – e seis modos de condução: Standard, Rain, Road, Dynamic, Enduro e Enduro Pro.

A R 1200 GS Adventure manteve o tradicional motor boxer, adotado desde o início da linha GS em 1980. A BMW, inclusive, comemorou recentemente a produção de 500 mil motores desse tipo. Com 1.170 cm³, gera 125 cv de potência e 12,5 kgfm de torque, além de ter refrigeração mista ar/água. No entanto, na versão aventureira, o virabrequim teve sua massa aumentada em 950 gramas e foi instalado um dispositivo para diminuir as vibrações. O câmbio é manual de seis marchas.

Amplo espectro

A R 1200 GS Adventure é uma devoradora de quilômetros. Mesmo em curvas mais sinuosas, a motocicleta age de forma precisa e rápida, e não dá a menor preocupação para quem vai em cima. A combinação de robusta carenagem e para-brisa – agora mais facilmente ajustável – faz do modelo um excelente “abrigo” contra os ventos.

Mesmo em terrenos acidentados, o modelo é capaz de se livrar das “encrencas” com a mesma facilidade em uma pista lisa. Claro que a configuração da suspensão deve estar no modo certo quando a pavimentação fica esburacada, para que o resultado seja mais positivo. Mesmo com a errada combinação “pneus de rua em estrada de terra”, foi possível tirar alguma vantagem e aproveitar os 125 cv de potência para “patinar” de traseira.

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