Marília retorna e novos espaços são anunciados

iG Minas Gerais | gustavo rocha |

Teatro, que foi entregue ontem, já recebe programação do FIT 2014
Alex de Jesus
Teatro, que foi entregue ontem, já recebe programação do FIT 2014

Após pouco mais de um ano de fechamento para reformas e compra de novos equipamentos, o Teatro Marília, que completa 50 anos de vida em 2014, abriu ontem suas portas em cerimônia que rendeu honras aos personagens que fizeram a história do espaço.

“Isso até parece a reunião de uma família, que lembra de suas histórias quando se reúne”, destacou o prefeito Marcio Lacerda em sua fala, que encerrou a solenidade em tom bem-humorado.

Um dos pontos destacados da fala dele e do presidente da Fundação Municipal de Cultura (FMC), Leônidas Oliveira, foi o trabalho da equipe responsável pela reforma, encabeçada pela arquiteta Michelle Ziadi. “Nós ficamos aqui até às 4h, quando as faxineiras chegaram para fazer a limpeza”, revela Oliveira.

A obra, que tinha estimativa de custo de R$ 6 milhões, ficou em R$ 1,8 milhão.

O prefeito anunciou ainda a abertura de três novos espaços: o tradicional Cine Santa Tereza – que vem sendo reformado –, a abertura do espaço cênico Alípio de Melo, teatro na regional Noroeste da cidade e o Centro de Referência da Juventude na praça da Estação.

O presidente da FMC também anunciou que, em breve, serão lançados editais de ocupação do teatro e também de montagem de espetáculos que serão produzidos com recursos públicos e serão apresentados no teatro. Uma novidade no âmbito municipal.

A cerimônia rendeu homenagens à pessoas ligadas ao teatro: seu primeiro diretor, Júlio Varela, a eterna dama do teatro mineiro, Wilma Henriques, a primeira diretora a encenar uma peça no palco do Marília, “Vestido de Noiva”, Haydée Bittencourt, em 1964, e a própria Marília Salgado.

Para os que não sabem, o nome do teatro – da Cruz Vermelha, mas administrado pela PBH – é uma homenagem a uma das filhas de Clóvis Salgado, que não quis colocar seu próprio nome no espaço.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave