Belezas que vêm do mar

No Extremo Sul da Bahia, atrativos vão do parque de Abrolhos a Corumbau

iG Minas Gerais | JOÃO PAULO COSTA |

Abrolhos e toda a sua extensão é reduto das baleias jubarte
JOÃO RAMOS BAHIATURSA/Divulgação
Abrolhos e toda a sua extensão é reduto das baleias jubarte

A Costa das Baleias, que abrange as cidades de Prado, Alcobaça, Caravelas, Nova Viçosa e Mucuri, é, sem dúvida, destino certo para quem busca contato com a natureza. Situada no Extremo Sul da Bahia, é famosa por apresentar o mais extenso conjunto de recifes de corais do Atlântico Sul, no Parque Nacional Marinho de Abrolhos.

Na região, frequentemente visitada pelas baleias jubarte – que migram da Antártida para as águas mornas de Abrolhos para a reprodução –, o mergulho ocupa o lugar de destaque. Nas cidades e povoados, é possível, ainda, verificar traços da ocupação colonial, presentes na arquitetura de igrejas e fachadas de casas e sobrados revestidos de decorados azulejos trazidos pelos portugueses.

Logo, o arquipélago de Abrolhos, considerado um dos principais pontos de mergulho do país, com suas águas claras e visibilidade de até 30 m de profundidade, atrai visitantes do mundo todo, estimados em 15 mil por ano.

Preservação

Criado em 1983, para garantir a preservação de recifes de corais, fauna e flora, o Parque Nacional Marinho de Abrolhos conta com mais de 90 mil hectares descontínuos. Entre dezembro e fevereiro é a melhor época para apreciar os mais raros recifes de corais do Atlântico Sul, além de inúmeros peixes tropicais e navios naufragados na área, como o Rosalina, cargueiro italiano que afundou no início do século XX.

Outros destaques

Prado

Em um dos destinos mais visitados na região, sobretudo no período das baleias, é possível ir até a quase intocada praia Ponta do Corumbau, com áreas verdes bem-preservadas.

Alcobaça

Com praias concorridas, a cidade também serve de acesso a Abrolhos, destino de aventureiros em busca de vida marinha.

Mucuri

Lá, encontra-se a passarela ecológica da Gigica, com enormes falésias, que chegam até 18 m de altura. A cidade ainda oferece 35 km de praias quase desertas.

Nova Viçosa

Apresenta um rico complexo hidroviário que possibilita passeios por suas ilhas fluviais.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave