Uma síntese do belo

Praias, cachoeiras e dendezeiros dão um toque todo especial à região

iG Minas Gerais | JOÃO PAULO COSTA |

Portaló de Morro de São Paulo: entrada de extinta fortaleza
RITA BARRETO BAHIATURSA/DIVULGAÇÃO
Portaló de Morro de São Paulo: entrada de extinta fortaleza

Entre os destinos turísticos mais admiráveis do país, encontra-se a Costa do Dendê, com 115 km de praias, numerosas árvores de dendê, que temperam a culinária local, e majestosas cachoeiras.

Na região, encontra-se o arquipélago do rio Una, com várias ilhas paradisíacas, e a bela Baía de Camamu, com ilhas inexploradas e vegetação primitiva.

Suas praias oferecem ao turista oportunidade de praticar atividades como o mergulho e a pesca. A culinária, com muitos crustáceos, ostras e mariscos, é marcada pela variedade de comidas típicas, que têm como base o óleo extraído do fruto característico da região: o dendê.

Polinésia

Um dos mais badalados destinos da região, Morro de São Paulo – a 270 km de Salvador – tem praias conhecidas pela calmaria, como a de Garapuá, onde é possível relaxar e contemplar a natureza, visualizar piscinas naturais e fazer caminhadas tranquilas. Há, também, as praias mais agitadas, que apresentam muitas opções de lazer, badaladas festas noturnas, restaurantes e bares variados.

A ilha de Boipeba, ideal para quem busca paz e tranquilidade, ganhou destaque em 2011 no jornal norte-americano “The New York Times”, que a caracterizou como um dos poucos lugares do planeta onde as pessoas podem se desconectar do mundo. Lá, destacam-se, entre outras, as praias Boca da Barra e Tassimirim.

A Península do Maraú, por sua vez, é um dos cartões-postais da Costa do Dendê, com lagoas de água doce, matas virgens e piscinas naturais. Conhecida como a “Polinésia Brasileira”, a praia de Taipu de Fora integra os seus principais atrativos. 

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave