Novo preço da passagem de ônibus entra em vigor neste sábado em BH

Reajuste havia sido anunciado em 3 de abril, mas foi suspenso pela Justiça após pedido do Ministério Público de Minas (MPMG)

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

Começa a valer neste sábado (10) o novo preço da passagem de ônibus em Belo Horizonte. A tarifa predominante, paga por cerca de 80% dos usuários do transporte coletivo, passa a custar R$ 2,85 – um aumento de 7,5%. O reajuste havia sido anunciado em 3 de abril último, mas foi suspenso pela Justiça após pedido do Ministério Público de Minas (MPMG).

Porém, na quinta-feira (8), o juiz Renato Luís Dresch, da 4ª Vara da Fazenda Municipal, derrubou a liminar que impedia o aumento.Outras passagens sofrem alterações com reajuste de até 8%. Para quem tem cartão BHBus, os créditos eletrônicos adquiridos até anteontem poderão ser usados até 23 de junho com manutenção do valor antigo, e, a partir desta data, será debitada a nova tarifa.

Recurso

O MPMG promete entrar com o recurso contra a decisão que libera o aumento da passagem em segunda instância. O promotor Eduardo Nepomuceno acredita em parecer favorável já que o desembargador Kildare Carvalho deferiu o pedido anterior do órgão.

A ação do MPMG alegava que a auditoria feita pela Ernst & Young – base para calcular o reajuste – apresentava inconsistências. Já o magistrado entendeu que não há justificativa suficiente para que o aumento não seja autorizado agora.

 

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave