Professores particulares cruzam os braços na próxima terça-feira

O motivo é a realização de uma assembleia da categoria, que rechaça o valor de reajuste salarial proposto pelo sindicato patronal; nada data, eles decidem se entrarão em greve

iG Minas Gerais | JULIANA BAETA |

Uma nova paralisação, desta vez, dos professores particulares, está prevista para a próxima terça-feira (13) na capital. O Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais (Sinpro Minas) convoca os professores para a assembleia geral da categoria nesta data, às 9h, na Associação Médica, no centro de Belo Horizonte. O motivo é o desacordo entre o Sinpro e o sindicato patronal em relação ao reajuste salarial dos professores particulares.

De acordo com o Sinpro, as atividades serão paralisas no dia 13, mas há a possibilidade de que a categoria se decida pela greve na assembleia. O Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinep) fez a proposta de um reajuste de 6,02% e o Sinpro rechaçou o valor porque, segundo a categoria, se aplicado no piso salarial do ensino infantil, por exemplo, o ganho real corresponderia a apenas seis centavos.

De acordo com o presidente do Sinpro Minas, Gilson Reis, o setor prIvado de ensino está em expansão, principalmente, nas instituições de ensino superior. “Por conta de programas como o PROUNI, FIES e PRONATEC, as instituições de ensino tiveram um aumento de cinco milhões de alunos nos últimos anos. Também, nesse mesmo período, houve crescimento do ensino básico (fundamental e médio) das escolas particulares. Com uma crise acentuada nas escolas públicas e com o aumento da renda de boa parte da população tem ocorrido a migração de alunos para as escolas particulares”, disse.

Já segundo o sindicato patronal, o Sinep-MG, a paralisação não se justifica, uma vez que o valor informado como reajuste não é o final, e as negociações ainda estão ocorrendo. Ainda de acordo com a assessoria do Sinep, as reuniões com o Sinpro são constantes e a entidade está aberta a contra-propostas. 

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave