Campanha de Vacinação contra a Gripe é prorrogada até 23 de maio

A vacina é trivalente e imuniza o cidadão contra três vírus (H1N1, H3N2 e vírus influenza B). Ela não causa gripe, uma vez que é feita com fração de vírus inativo

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

A Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte prorrogou a Campanha de Vacinação contra a Gripe até o dia 23 de maio em todos os centros de saúde da capital. Os públicos contemplados para receber a vacina são: idosos com 60 anos ou mais de idade, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade  e portadores de doenças crônicas.

Até o ano passado, somente crianças de 6 meses a 2 anos eram imunizadas. O objetivo é atingir a meta de cobertura vacinal de 80% dos grupos prioritários. Em 2013, Belo Horizonte ultrapassou a meta estipulada pelo Ministério da Saúde de vacinar 80% do público-alvo. Foram vacinadas 496.899 pessoas, uma cobertura de 94%.

A vacina é trivalente e imuniza o cidadão contra três vírus (H1N1, H3N2 e vírus influenza B). Ela não causa gripe, uma vez que é feita com fração de vírus inativo. O organismo demora em média 15 dias para ter anticorpos em níveis protetores. Aqueles que ficam gripados logo após a vacinação podem estar incubando a doença antes de receber a vacina e só é possível saber qual é o vírus responsável, através de exames laboratoriais.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave