Brasil tem mais de 141 milhões de eleitores aptos a votar em outubro

O levantamento do TSE mostrou ainda que mais de 23 milhões de brasileiros, vão utilizar a biometria (identificação por meio das digitais) nas urnas

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

undefined

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) informou hoje que 141.824.607 brasileiros já estão aptos para votar nas eleições de 5 de outubro. O número representa um aumento de 4,43 % no eleitorado em relação a 2010, quando 135.804.433 brasileiros tinham autorização para participar do pleito.

Os dados foram apresentados pelo presidente do tribunal, Marco Aurélio Mello, mas fazem parte de um balanço parcial. O TSE deve concluir o balanço total do eleitoral no dia 21 de julho. O levantamento mostrou ainda que mais de 23 milhões de brasileiros, vão utilizar a biometria (identificação por meio das digitais) nas urnas.

A três dias do fim de sua gestão de quase seis meses no comando do tribunal, Marco Aurélio fez um apelo pela participação do eleitorado. "A sociedade não é vítima, considerando os maus políticos do país. Ela é autora porque o fim é quem escolhe o representante", afirmou.

"O local de protesto, por excelência, deve ser a urna. E deve ser por todos os brasileiros. Nós temos muitas nuvens que estão sinalizando tempestades", completou.

Ele cobrou da Justiça Eleitoral "rédeas curtas" na condução do pleito, afirmando que não pode ter "minimalismo judicial". Segundo o ministro, a internet terá mais influência na disputa deste ano. Integrante do STF (Supremo Tribunal Federal), Marco Aurélio defendeu ainda uma reforma política ampla que contemple o fim da reeleição. "Foi um equívoco dos congressistas a introdução da reeleição. Nós precisamos voltar a tradição brasileira que não contempla a reeleição.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave