Exposição sobre os Arturos é destaque

Em maio, espaços da cidade recebem várias mostras artísticas e fotográficas, como a da tradicional festa do “João do Mato”, realizada pela comunidade

iG Minas Gerais |

Arturos. 
Festa do João do Mato representa o ritual da capina e, é realizada geralmente em dezembro
fundac
Arturos. Festa do João do Mato representa o ritual da capina e, é realizada geralmente em dezembro

Neste mês de maio, os espaços de Contagem recebem várias exposições artísticas, que revelam o talento de artistas locais e um pouco mais sobre as manifestações culturais tradicionais do município.

Até o dia 31 de maio, a galeria do Centro Cultural de Contagem, na Casa Amarela, recebe pelo projeto Tudo a Ver a exposição “João do Mato – A Festa da Capina dos Arturos”, com 15 fotografias de Lúcio Dias.

A tradicional festa representa um ritual de capina na Comunidade, realizado geralmente em dezembro. Segundo os mais antigos da comunidade, que passam a tradição de geração em geração, João do Mato, que simboliza o mato, a erva maligna, deve ser contido para que a colheita seja farta. Os capinadores, em mutirão, com enxadas “arrancam todo o mato e o mal”, entoando cantos alegres ou lamentos da vida diária fundindo mito e brincadeira.

O registro fotográfico foi realizado em 1997 por Lúcio Dias. O fotógrafo é natural de Tabuleiro, Minas Gerais, e mora em Contagem desde 1975. Fotografou as tradições culturais e o cotidiano da Comunidade dos Arturos entre 1993 e 2002, totalizando aproximadamente 1.000 fotos. Seu acervo de negativos, provas fotográficas e slides foi doado à Comunidade, e vem recebendo tratamento – digitalização, higienização e acondicionamento adequado – por meio do projeto de extensão Etnomusicologia Aplicada, da Escola de Música da UFMG.

A outra exposição, “Cidade Industrial”, do artista contagense Olister Barbosa. A mostra, com 16 pinturas, compõe a programação da 12ª Semana de Museus e está em cartaz na Casa de Cultura Nair Mendes Moreira, na Sede.

Já a galeria da prefeitura de Contagem recebe exposição de pinturas da artista Ângela Granato e seus alunos Auad, Eliane Alves e Jéssica Prado. São trabalhos em óleo e aquarelas retratando temas tradicionais, de paisagem , natureza morta, figura humana e cavalos, mostrando um pouco de cada coisa que se produz no ateliê da artista.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave