Câmara dá título de Cidadão Honorário para Eduardo Campos

Pré-candidato à Presidência da República esteve na cidade na última segunda (5)

iG Minas Gerais |


Solenidade.


 Reunião que deu título de cidadão a Campos contou com a presença de Tilden Santiago
LEANDRO PERCHE
Solenidade. Reunião que deu título de cidadão a Campos contou com a presença de Tilden Santiago

Eduardo Campos, ex-governador de Pernambuco e pré-candidato à presidência da república pelo PSB, esteve em Contagem e recebeu o título de Cidadania Honorária na última segunda-feira (5). O projeto de resolução que deu o título ao político nordestino é de autoria dos vereadores Fredim (PROS) e Caxicó (PPS).

Minutos antes do início da solenidade, que aconteceu no plenário da Câmara, Eduardo Campos, que também é presidente do PSB nacional, empossou a diretoria do partido em Contagem. A Executiva Municipal do PSB é presidida pelo ex-secretário de Desenvolvimento Econômico de Contagem, Alexis de Freitas, e tem como vice-presidente o ex-embaixador do Brasil em Cuba, Tilden Santiago.

A abertura da solenidade de entrega do título de Cidadania Honorária foi feita pelo presidente da Câmara, vereador Gil Antônio Diniz, o Teteco (PMDB).

Logo depois, o vereador Fredim discursou sobre a satisfação em receber Eduardo Campos no município e leu um breve histórico pessoal e político do ex-governador. “Eu poderia discorrer sobre seu currículo por mais de uma hora. Certamente, estamos na frente de um parceiro de Minas Gerais, diante de uma das maiores lideranças políticas do nosso país”, declarou o parlamentar.

Por fim, Fredim pediu a Campos que incluísse em seu programa de governo a reforma do sistema prisional, que hoje é “incapaz de ressocializar delinquentes contumazes”, de acordo com o vereador.

Em nome da diretoria recém-empossada, Tilden Santiago usou o microfone para lembrar alguns fatos históricos envolvendo o avô de Eduardo Campos, Miguel Arraes, que, ao longo de sua carreira política, foi prefeito do Recife, deputado estadual, deputado federal e por três vezes governador do estado de Pernambuco.

Tilden também reforçou a importância da presença do ex-governador em Contagem. Depois de oferecer alguns charutos cubanos artesanais a Eduardo Campos, Tilden finalizou sua fala propondo à cidade a concretização daquilo que, segundo ele, o pré-candidato propõe ao Brasil: uma nova política.

O discurso de Eduardo Campos começou com uma reflexão a respeito da similaridade entre os estados de Minas Gerais e Pernambuco que, de acordo com ele, se manifestaram e fizeram parte de momentos importantes da história do Brasil. “Em todos os momentos em que esse país pensou em independência, o povo de Minas e de Pernambuco esteve à frente desse pensamento”, explicou.

Além disso, boa parte do discurso do socialista foi voltada para uma análise sobre , segundo Campos, o crescimento insatisfatório do Brasil nos últimos anos. Passando por temas com pacto federativo, reforma tributária, saúde, educação e segurança pública, Eduardo Campos encerrou sua fala agradecendo ao Legislativo municipal pela homenagem e firmando um compromisso com Contagem.

“A única forma em que posso devolver tamanha atenção é me colocando à disposição para trabalhar em torno dos mais elevados interesses dessa grande cidade brasileira, de uma cidade importante para o povo e para o futuro de Minas.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave