Quase 54 milhões endividados

iG Minas Gerais |

Brasília. Quase 54 milhões de consumidores brasileiros têm dívidas em atraso, segundo o balanço mais recente do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). A inadimplência no varejo apresentou, no mês de abril, uma aceleração recorde, de 8,60% em relação ao mesmo mês no ano anterior.  

A alta foi a maior registrada na série histórica, que começou em janeiro de 2010. Existem hoje, segundo a pesquisa, 53,8 milhões de consumidores brasileiros com dívidas em atraso. Entre março e abril, houve aumento de 1,3 milhão. A alta em abril, na comparação com março, foi de 2,14%.

Na análise do presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior, a trajetória de consecutivas altas da inadimplência coincide com o período de apertos monetários, iniciado em abril de 2013 pelo Banco Central, o que tem impactado negativamente na capacidade de os consumidores quitarem seus compromissos.

Para a economista do SPC Brasil, Luiza Rodrigues, o aumento mensal foi puxado principalmente por devedores que começaram a atrasar dívidas há menos de seis meses.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave