Políticos e artistas falam sobre a perda de Jair

iG Minas Gerais |

São Paulo. A presidente Dilma Roussef postou no seu Facebook oficial uma imagem em homenagem a Jair Rodrigues, cantor e compositor que morreu ontem. Na imagem, há uma foto do cantor, junto a uma citação da música “Disparada”, de composição de Geraldo Vandré, que Jair interpretou em 1966 no Festival de Música. A citação diz: “por que o gado a gente marca / tange, ferra, engorda e mata, / mas com gente é diferente...”.

Jair Rodrigues tinha 75 anos e foi encontrado sem vida na sauna de sua casa, em Cotia, no interior paulista. A notícia surpreendeu amigos, artistas e políticos, que lamentaram a perda em seus perfis nas redes sociais. Geraldo Alckmin, governador de São Paulo, postou no Twitter: “Com a morte de Jair Rodrigues, o Brasil perde uma de suas vozes mais alegres. Meus sentimentos à família, amigos e milhões de fãs”. Michel Temer, vice-presidente da República, também usou o Twitter para lamentar a perda: “O Brasil lamenta a morte de Jair Rodrigues, ícone da música e da cultura popular brasileira. Sentimentos à família”.

Artistas. João Marcelo Bôscoli, produtor musical, disse em entrevista à rádio Estadão que Jair “sempre foi um homem que se recusou a ter algum momento de tristeza”. O cantor Chitãozinho, em entrevista à GloboNews, exaltou a amizade com o artista: “Tivemos uma amizade por mais de 30 anos. Nos conhecemos em uma gravadora, no mesmo momento em que Roberta Miranda nos trouxe ‘A Majestade, O Sabiá’. Em uma outra sala ouvimos essa outra voz, e era o Jair. Ele topou e gravou conosco, é um de nossos maiores sucessos. Ele sempre tinha esse sorriso no rosto, uma alegria, aquele jeito gostoso. Foi um momento histórico na nossa carreira, vendemos mais de 1,5 milhão de cópias com o disco com essa música. Estou ainda com o sistema nervoso abalado. Foi um irmão que partiu antes da hora”.

Quem também prestou sua homenagem no Twitter foi o cantor Lobão: “Tristeza absoluta. Morre Jair Rodrigues, um querido amigo, uma pessoa maravilhosa e um dos maiores cantores brasileiros”. Em entrevista à GloboNews, a cantora Wanderlea destacou a vitalidade de Jair Rodrigues. “Fui vizinha do Jair por muitos e muitos anos. Nunca o vi de mau humor, ele tinha essa vitalidade, essa energia boa, ele só deixou alegrias por onde passou. Toda a família musical brasileira está de luto. Ele teve uma passagem muito linda pela vida. Não houve um show em que ele não levantou a plateia”.

A cantora Fafá de Belém também prestou sua homenagem ao cantor no Instagram: “Nenhuma palavra é possível nesta manhã. Silêncio: Jair Rodrigues partiu”. Outras personalidades, como Gilberto Gil, Sandy Leah, Serginho Groisman, Emicida, Rappin’ Hood e Fernanda Souza, também usaram as redes sociais para prestar um tributo a Jair Rodrigues.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave