Com reservas, Belogorie enfrenta dificuldade, mas vence

Russos chegaram a perder um set e sofreram com saque adversário, mas alcançaram terceiro triunfo na competição; próximo jogo será nesta sexta-feira, às 17h30, contra o UPCN-ARG

iG Minas Gerais | DÉBORA FERREIRA |

Não foi com a mesma força e disposição que os russos do Belogorie Belgorod enfrentaram o Matin Varamin-IRI, como haviam feito diante do Sada Cruzeiro. A equipe teve que suar a camisa para se garantir como primeiro colocado do grupo A, com sete pontos. Os 3 sets a 1 (25/21, 22/25, 25/15 e 26/24) sobre o campeão asiático colocam o grupo frente ao UPCN-ARG nas semifinais, enquanto os celestes enfrentaram o Al-Rayyan-QAT.

O tamanho e o preparo físico dos europeus em nada intimidaram os adversários, que se aproveitaram principalmente dos momentos em que o técnico Shipulin colocou em quadra os reservas. O treinador poupou, desde o início, o principal ponteiro Tetyukhin, mas também fez outras alterações na partida.

Alheio aos interesses do treinador, o Matin foi para cima e deu muito trabalho com seu saque flutuante, quebrando a recepção do Belogorie, assim como foi com o Sada Cruzeiro na segunda-feira. No segundo set, não apenas os saques entraram bem, como o clube russo disparou a cometer erros. O oposto Piratpour e o ponteiro Nasr encararam Muserskiy e Bogomolov no bloqueio, enquanto Grover também perdia nas disputas de bola, e garantiram um set para os iranianos.

Foi necessário trazer de volta os principais atletas para que a classificação, garantida matematicamente, finalmente viesse, no terceiro set. O saque forte dos russos voltou a funcionar bem, e foi a vez do Varamin cometer erros. No meio do jogo, o clima esquentou entre Mostafavand e os centrais europeus, e o time iraniano que já estava abalado, não aguentou a pressão.

Na última etapa da partida, a time da Rússia voltou a ter dificuldade e sofrer com a ousadia asiática. Mais uma vez com seus reservas em quadra, e sem a ofensividade de Grozer, os campeões europeus tiveram que disputar ponto por ponto e encarar o organizado bloqueio iraniano para vencer. No saque do central Kosarev, a bola tocou a rede e pegou o Matin de surpresa, que se atrapalhou e deu a vitória ao adversário.

As semifinais acontecem nesta sexta-feira, também no Mineirinho. Belogorie e UPCN jogam às 17h, e às 20h30 é a vez do Sada Cruzeiro enfrentar o Al-Rayyan.