Twitter será usado para medir Ibope no Brasil

Índice, que funciona com parceira entre Twitter e Ibope Media, deve passar a funcionar ainda nesse ano; Argentina e Colômbia adotarão sistema em 2015

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

Parar em frente à TV, com hora marcada, para assistir à programação? Em que ano você vive?
Reprodução da internet
Parar em frente à TV, com hora marcada, para assistir à programação? Em que ano você vive?

A prática de assistir TV e tuitar é hábito para 54% dos internautas brasileiros, segundo dados do Ibope Media. De olho nisso, o microblog Twitter e o instituto de medição anunciaram nesta quinta-feira (8) uma parceria para medir, além da audiência na televisão, o engajamento dos programas na Internet. Isso significa que o que você tuíta sobre TV será medido em breve pelo Ibope.

A iniciativa, que recebeu o nome de IBOPE Twitter TV Ratings (ITTR), deve estar disponível ainda em 2014. A ideia é que o ITTR seja uma métrica padrão para medição de alcance de um conteúdo, além de ser usado também como índice para anunciantes.

O Ibope Media será o responsável pela implementação do índice de medição no país, que será feita em modelo freemium (com dados e funções básicas disponibilizadas gratuitamente para consulta de todos). Assim, quem quiser ter acesso a mais informações (como agências de mídia) poderá pagar e adquirir pacotes.

A expectativa é que a medição se expanda pela América Latina. Países como Argentina e Colômbia devem recebê-lo em 2015.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave