Licitação dos últimos lotes da rodovia ocorre nesta quinta

Quatro dos 11 trechos não têm empreiteira; Dilma deve vir a BH na segunda-feira autorizar serviço

iG Minas Gerais | Joana Suarez |

Concorrência para obras entre BH e Valadares não será adiada, diz Dnit
MARIELA GUIMARAES / O TEMPO
Concorrência para obras entre BH e Valadares não será adiada, diz Dnit

Está programada para esta quinta a abertura das propostas dos lotes 4, 5, 8A e 8B da obra de duplicação da BR–381, os últimos quatro dos 11 trechos licitados entre Belo Horizonte e Governador Valadares, no Vale do Rio Doce. A licitação inicialmente prevista para o dia 15 de abril último, conforme promessa do Departamento de Infraestrutura de Transportes (Dnit), não será mais prorrogada.

A concorrência dos demais trechos ocorreu em junho de 2013. O adiamento dos últimos lotes teria ocorrido em função das desapropriações e para que as empreiteiras apresentem a melhor proposta, segundo o Dnit.

Para esta segunda-feira, está previsto que a presidente Dilma Rousseff venha a Minas assinar a ordem de serviço dos sete lotes já licitados. As construtoras já estariam se preparando para iniciar os trabalhos. A assessoria de imprensa da Presidência informou que só nesta sexta será possível confirmar a viagem.

Nesta quinta, serão licitados o lote 4, que vai do ribeirão Prainha até o acesso Sul de Nova Era, com 18,8 km; o 5, do acesso Sul de Nova Era até João Monlevade, com 20,7 km; o lote 8A, do entroncamento com a MG–435 (Caeté) até o entroncamento com a MG–020, com 18 km; e o lote 8B, do entroncamento com a MG–435 (Caeté) até o entroncamento com a MG-020 (Av. Cristiano Machado), com 13,4 km.

Critérios. Pela primeira vez em licitações de rodovias, será usado o critério de julgamento “menor preço”, para agilizar o processo. Na concorrência dos outros sete lotes, foram avaliados preço e técnica. Na época, as empresas não atingiram o custo esperado pela União para os quatro lotes restantes.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave