Manchester City goleia o Aston Villa e fica perto do título

Citizens só perdem o título se perderem do West Ham, apenas o 12º colocado e que já não tem pretensão nenhuma na competição

iG Minas Gerais | AGÊNCIA ESTADO |

O Manchester City deu um enorme passo para conquistar seu segundo título inglês em três anos. Nesta quarta-feira, em jogo adiado da 29.ª rodada da competição, venceu o Aston Villa por 4 a 0 e assumiu a liderança do torneio, faltando uma rodada para o fim. Com dois pontos de vantagem sobre o Liverpool, agora só não será campeão se perder do West Ham, novamente no Etihad Stadium domingo.

Durante as últimas semanas, tudo indicava que o título ficaria com o Liverpool. O time da terra dos Beatles venceu 11 partidas seguidas e ficou 17 jogos invicto na reta final. A três rodadas do fim do Inglês, porém, a equipe vermelha perdeu em casa dos reservas do Chelsea e deixou de depender só de si.

Na segunda, fora de casa, o Liverpool abriu 3 a 0 sobre o Crystal Palace, mas cedeu o empate. Assim, está com 81 pontos, contra 83 no City. A equipe de Manchester, porém, leva ampla vantagem no saldo de gols: 63 a 50. Assim, só perde o título se perder do West Ham, apenas o 12.º colocado no Inglês e que já não tem pretensão nenhuma na competição.

Melhor ataque da competição, agora com 100 gols, o City abriu o placar nesta quarta-feira apenas aos 19 minutos do segundo tempo. Zabaleta foi à linha de fundo, rolou para trás, e Dzeko fez. Oito minutos depois, jogada idêntica. Mas quem chutou foi Nasri, para defesa do goleiro. Dzeko fez no rebote.

Sem nada a parder, o Aston Villa foi para o ataque e se abriu para levar mais dois. Yaya Touré fez jogada individual aos 43 e tocou para Jovetic anotar o terceiro. O marfinense ainda fez o quarta, o mais bonito da noite. Arrancou desde o campo de defesa driblou um marcador, ganhou de todo mundo na corrida e bateu na saída do goleiro.

SUNDERLAND ESCAPA - Se o título do Liverpool parecia certo, o Sunderland caminhava para o rebaixamento. Mas conseguiu reverter o cenário e agora está garantido na próxima edição do Inglês. Nesta segunda-feira, ganhou de 2 a 0 do West Bromwich em jogo adiado.

Assim, chegou à sua quarta vitória seguida. No caminho, ganhou de Chelsea e Manchester United fora de casa e também bateu o Cardiff City. Antes, havia empatado, fora, com o Manchester City. Com esses 13 pontos, foi a 38 e escapou matematicamente.

Desta forma, o Norwich City também já pode se considerar rebaixado. Com 33 pontos, até pode empatar com o West Bromwich, que tem 36. O problema será tirar, em uma rodada, diferença de 17 gols de saldo.

Leia tudo sobre: manchester citycampeonato inglesfuteboltitulo