Procura pela vacina contra a gripe ainda é baixa

Comissão de Saúde e Saneamento da Câmara Municipal

iG Minas Gerais | da redação |

Em âmbito nacional, campanha continua até a próxima sexta-feira
ILAN PELLENBERG
Em âmbito nacional, campanha continua até a próxima sexta-feira

A apenas três dias do término da campanha de vacinação contra a gripe, compareceu às Unidades Básicas de Saúde do Estado (UBSs) para se vacinar somente 30% do que a Secretaria de Estado de Saúde (SES) estabeleceu como meta de imunização entre o grupo prioritário – 5 milhões de crianças, idosos, profissionais da saúde, indígenas, gestantes e mulheres que tiveram filhos há 45 dias ou menos. Foram imunizados 1,2 milhão de pessoas, de acordo com a SES.

Diretora de vigilância epidemiológica do órgão, Márcia Cortez avalia a baixa procura pela imunização contra a gripe como preocupante, já que a vacina não apresenta risco à saúde. “Dependemos da adesão da população à vacinação para atingirmos nosso objetivo de imunizar no mínimo 80% do público-alvo. A vacina não apresenta risco nem mesmo para as gestantes. Ao contrário, há a indicação”, explica.

Balanço divulgado mais recentemente pela pasta, na última sexta-feira, informou que apenas 28% das gestantes compareceram aos locais de vacinação.

Em Belo Horizonte, segundo o portal do Programa Nacional de Imunização, foram vacinadas 121.732 pessoas no total.

Prorrogação. Na tentativa de aumentar o número de imunizados na cidade, a Comissão de Saúde e Saneamento da Câmara Municipal pediu ontem a prorrogação do serviço à Secretaria Municipal de Saúde. No entanto, Márcia informou que ainda não há definição sobre a prorrogação .

A SES informou que a vacina pode reduzir em até 45% os casos de pneumonia e em até 75% a mortalidade em decorrência da doença. Na população idosa vacinada, o risco da evolução de uma gripe para pneumonia pode cair em até 60%, e o risco de morte, em até 50%

Gratuita, a vacina está disponível nas UBSs de Minas. Informações: www.saude.mg.gov.br.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave