Verba para transporte será repassada direto para escolas estaduais

Dinheiro, que antes era repassado à prefeitura, passará a ser entregue diretamente a cada uma das 13 escolas estaduais do município; prefeito afirmou que não renovaria contrato com as empresas de transporte porque gasto era superior à verba disponível

iG Minas Gerais | Bruna Carmona |

O transporte de estudantes que vivem na zona rural e estudam em escolas estaduais de Montes Claros, no Norte de Minas, está sendo diretamente custeado pelo governo o Estado desde essa segunda-feira (5). De acordo com a Secretaria de Estado de Educação (SEE), após negociação com a prefeitura, a administração estadual assumiu as despesas e vai repassar a verba que antes era entregue ao município, diretamente para cada uma das 13 escolas estaduais de Montes Claros.

Em entrevista coletiva concedida em março deste ano, o prefeito da cidade, Ruy Muniz, afirmou que não renovaria o contrato com a empresa prestadora do serviço de transporte devido aos prejuízos somados pelo município por causa do repasse de verba inferior aos gastos. De acordo com cálculos feitos pela Secretaria Municipal de Educação, em 2014, o custo total do transporte era de R$ 3.267.994, enquanto o repasse oferecido pelo Estado seria de R$ 1.143.730. Ao todo, 1.100 alunos da rede estadual utilizam o transporte diariamente em 70 linhas.

De acordo com a SEE, o dinheiro já foi repassado às escolas, que ficarão responsáveis pela contratação do serviço de transporte. Uma equipe do governo estadual está em Montes Claros prestando apoio e auxiliando os gestores dos colégios na efetivação dos contratos, que devido ao caráter emergencial, tiveram o processo de licitação dispensado. Após 60 dias, Estado e escolas vão avaliar a qualidade da prestação do serviço para abertura de licitação. A estimativa é de que a situação esteja regularizada até o dia 12 de maio. 

Leia tudo sobre: montes clarosverbarepassedinheiroescolastransporte