Lenda, Zanetti diz que deixará futebol ao fim da temporada

Argentino começou sua brilhante carreira em 1992 e vai deixar saudades nos corações dos fãs do futebol, principalmente os torcedores da Inter de Milão

iG Minas Gerais | AGÊNCIA ESTADO |

Mito, Zanetti viveu suas grandes glórias com a camisa da Internazionale, clube que defende desde 95
Reprodução/Facebook
Mito, Zanetti viveu suas grandes glórias com a camisa da Internazionale, clube que defende desde 95

O lateral Javier Zanetti anunciou nesta terça-feira que abandonará os gramados ao fim da atual temporada europeia. O jogador da seleção argentina e da Inter de Milão completará 41 anos em agosto. "Senti que chegou o momento. O futebol me deu muito e eu aproveitei tudo", justificou o argentino, ao confirmar sua aposentadoria em entrevista ao jornal La Nación.

Zanetti esteve perto de abandonar o futebol profissional no ano passado, por causa de uma grave lesão no tendão de Aquiles. Mas resistiu à contusão, recuperou o preparo físico e voltou a jogar após seis meses afastado. "Depois da lesão, me propus a mostrar que poderia voltar e ser competitivo novamente. E consegui", revelou o zagueiro.

"Agora me sinto completo e realizado. Aposentar-se perto de 41 anos e sentindo-se em boa forma não tem preço. Para mim, isto tem um imenso valor. E agora era o momento justo. E é muito difícil acertar quando é o momento certo", disse o jogador, que disputou 19 temporadas com a camisa da Inter.

Zanetti deverá fazer sua última partida como profissional no dia 18, na última rodada do Campeonato Italiano. Contra o Chievo, fora de casa, o zagueiro argentino encerrará uma carreira brilhante, iniciada ainda em 1992, no modesto Talleres, de Buenos Aires. Ele defendeu também o Banfield, em seu país, antes de se transferir para a Inter em 1995.

No clube italiano, conquistou seus principais títulos. Ele acumulou cinco troféus do Italiano, quatro da Copa da Itália, e um da Liga dos Campeões, da Copa da Uefa (atual Liga Europa) e do Mundial de Clubes da Fifa.

Com a Inter, Zanetti disputou 613 partidas no Campeonato Italiano, uma marca superada apenas pelo também zagueiro Paolo Maldini. Ao todo, ele acumula cerca de 850 jogos com a camisa da equipe italiana, sendo 105 apenas pela Liga dos Campeões. Pela seleção da Argentina, foram 145 confrontos, entre 1994 e 2011.

Leia tudo sobre: zanettiinter de milaofutebolesportelateralaposentadoria