Prática atua sobre a mente e o corpo

iG Minas Gerais | Ana Elizabeth Diniz |

Ao contrário de muitos exercícios, no tai chi chuan todas as partes do corpo são solicitadas a trabalhar em conjunto, em vez de se focar no fortalecimento isolado das partes. “A respiração acontece de forma natural, integrada aos movimentos. Os batimentos cardíacos se tornam suaves e cadenciados, melhorando a capacidade cardiorrespiratória e a circulação sanguínea. A região abdominal é muito trabalhada, os órgãos internos são massageados, melhorando o metabolismo e a digestão”, enumera mestre Chan Kowk Wai.  

O professor observa que a mente dirige a execução dos movimentos do corpo favorecendo a concentração e a conscientização, proporcionando melhora da coordenação motora e reduzindo o nível de estresse.

“A prática estimula qualidades relacionadas ao caráter, tais como a perseverança, paciência e tolerância, o que resulta em uma sensação de bem-estar. Os benefícios do tai chi se refletem em vários aspectos da vida do praticante, por meio do aumento da longevidade, qualidade de vida, serenidade e bem-estar”. 

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave