Atendimento médico e doação de sangue no Barreiro

Hospital de Campanha da Força Aérea Brasileira realiza atendimento médico gratuito e coleta de sangue esta semana no Barreiro de Baixo

iG Minas Gerais | LUIZA MUZZI |

Começou a funcionar, na manhã desta segunda-feira (5), o Hospital de Campanha da Força Aérea Brasileira, no bairro Barreiro de Baixo, região do Barreiro. Realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, a previsão é que a inciativa atenda aproximadamente 4.000 pessoas, em diversas especialidades médicas e odontológicas, até a próxima sexta-feira (9).

Ao todo, 53 médicos, 24 dentistas e 17 farmacêuticos participam da ação. "O objetivo é fazer o treinamento dos futuros oficiais da aeronáutica, aprovados no último concurso. São médicos, dentistas e farmacêuticos graduados, que passam por um estágio de adaptação à vida militar, para poderem atuar em situações diversas", explica o capitão Leandro Lamas Dias, da subdivisão de Saúde do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica.

Para a gerente do distrito sanitário do Barreiro, Anerci Morais, a parceria é boa não apenas para a formação dos oficiais, mas também para usuários do sistema público de saúde. "Para o usuário é bom porque agiliza o atendimento", disse. Segundo a prefeitura, todos os atendimentos foram pré-agendados, com base em um cadastro de consultas especializadas. "Achei ótimo. O hospital está sempre muito lotado e com filas, e aqui rapidamente fui atendida para a consulta de cirurgia geral", comemora a empregada doméstica Maria Marceli de Lima, 32, que se prepara para uma operação de retirada de pedras na vesícula.

Segundo os organizadores, a prioridade dos agendamentos foi para usuários do sistema de saúde do Barreiro, mas pacientes que não tiverem agendado e forem ao hospital, passarão por um processo de triagem e, havendo disponibilidade, serão atendido por profissionais de clínica médica.

Doação de sangue

A Fundação Hemominas também está promovendo uma campanha de doação de sangue no Hospital, até a próxima quinta-feira (8), sempre das 8h às 16h. A Hemominas espera receber 100 candidatos a doadores. Os interessados precisam ter entre 18 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, além de não ter um histórico de hepatite depois dos 11 anos de idade e não ter visitado regiões brasileiras endêmicas para Doença de Chagas.

Mais informações sobre doação de sangue pelo telefone 155 ou pelo site da Hemominas. O Hospital de Campanha da Força Aérea Brasileira fica na na Avenida Afonso Vaz de Melo, em frente ao Restaurante Popular.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave