Petrobras e Embraer se unem para melhorar produção

Estudos preliminares apontam "grande potencial" de desenvolvimento conjunto de soluções; a efetivação das atividades depende de contrato formal entre as partes

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

A Petrobras e a Embraer assinam, nesta segunda-feira, 5, na Offshore Technology Conference (OTC), em Houston (EUA), protocolo de intenções para avaliação de sistemas. A intenção, conforme comunicado, é aplicar os padrões adotados na indústria aeronáutica para avaliar os requisitos e arquitetura de sistemas críticos utilizados na exploração e produção de petróleo e gás sob a ótica de segurança, condições de manutenção e confiabilidade.

A efetivação das atividades depende de contrato formal entre as partes. Mas as companhias já anunciaram que o primeiro projeto terá como foco o sistema BOP (Blow-Out Preventer), de vedação dos poços de petróleo e prevenção a vazamentos e fluxos não controlados de óleo ou gás.

"Esta parceria abre também uma perspectiva de mercado para a nova unidade de negócios Embraer Sistemas", diz a empresa. Estudos preliminares apontam "grande potencial" de desenvolvimento conjunto de soluções. "Embraer e Petrobras entendem possuir sinergias de atuação em áreas como confiabilidade e segurança aplicadas à sistemas críticos de produção. A soma destas competências representa uma perspectiva bastante positiva de atuação conjunta", explica o comunicado.

Leia tudo sobre: PetrobrasEmbraerparceriaproduçãouniãodesenvolvimento