Sem jogar, Juventus é tri na Itália

Nesta segunda-feira, time campeão entra em campo, em casa, para cumprir tabela e comemorar com a torcida

iG Minas Gerais |

Torcida. Jogadores da Juventus acompanharam a partida entre a Roma e o Catania e comemoraram o campeonato sem entrar em campo
Daniele Badolato / LaPresse
Torcida. Jogadores da Juventus acompanharam a partida entre a Roma e o Catania e comemoraram o campeonato sem entrar em campo

Roma, Itália. Mesmo sem jogar, a Juventus conquistou ontem seu 30º título do Campeonato Italiano. O time de Turim foi beneficiado pela derrota da Roma para o Catania, por 4 a 1, pela 36ª rodada da competição. Com esse resultado, a Roma, segunda colocada, com 85 pontos, já não pode mais alcançar a Juve, líder com 93 pontos, e que joga hoje, às 16h, contra a Atalanta, em casa, no Juventus Stadium.

O clube de Turim conquista assim o título do Italiano pela terceira vez consecutiva, o que não acontecia desde a década de 1930, quando chegou a ganhar o torneio por cinco vezes seguidas (de 1931 a 1935). Os únicos times italianos que conseguiram a façanha de ganhar três títulos nacionais seguidos, além da Juventus, foram Genoa, Pro Vercelli, Torino, Milan e Inter.

Além disso, com o 30º troféu (seriam 32, mas dois não foram cancelados por causa de manipulação de resultados), o clube ganha o direito de colocar três estrelas em sua camisa – na Itália, cada estrela representa dez conquistas. Atualmente, a Juventus não as utiliza acima do escudo na camisa como um protesto pelos dois títulos anulados (2004/05 e 2005/06).

Nesta temporada do Italiano, a Juventus está com uma campanha de 35 jogos, 30 vitórias, três empates e duas derrotas. Apesar disso, não teve sucesso na Europa. O time foi eliminado na fase de grupos da Liga dos Campeões e caiu nas semifinais da Liga Europa, na semana passada.

Para a Roma, que já garantiu o vice-campeonato, resta o consolo de poder disputar a próxima edição da Champions League.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave