Sada Cruzeiro inicia jornada em busca do bicampeonato

Primeira partida do time celeste será às 20h de hoje, contra Guayanabo Mets, de Porto Rico

iG Minas Gerais | Débora Ferreira |

Grande fase. Melhor jogador do vôlei brasileiro, Wallace vem desequilibrando pelo Sada Cruzeiro
FERNANDA CARVALHO / O TEMPO
Grande fase. Melhor jogador do vôlei brasileiro, Wallace vem desequilibrando pelo Sada Cruzeiro

A defesa do inédito título celeste conquistado na última edição do Mundial de Clubes começa hoje, diante do pouco conhecido Guaynabo Mets, de Porto Rico. A equipe comandada por Marcelo Mendez entra em quadra às 20h, no ginásio do Mineirinho, na capital, em um momento completamente distinto de sua primeira participação no torneio, ainda em 2012.

Na ocasião, o grupo viajou para Doha, no Catar, com força para ao menos chegar ao pódio, mas surpreendeu a todos ao fazer a final com o italiano Trentino, que acabou vencendo e se sagrando tetracampeão. Agora, vive a chance de se manter como o único clube fora da Itália a vencer um Mundial. “Durante esses anos, adquirimos um respeito enorme. Vi declarações do técnico do Trentino, que foi tetracampeão mundial, dizendo que os favoritos somos nós, isso já demonstra respeito. No primeiro ano que participamos, ninguém acreditava nisso”, diz o levantador e capitão William.

E foi mesmo uma grande evolução vivida pelo grupo estrelado nos últimos dois anos. Somente nesta temporada, completamente atípica, o time conquistou todos os títulos que disputou e mantém a base e a energia para buscar o sexto troféu.

Ciente da força adversária, o técnico da equipe porto-riquenha, Javier Gaspar, tenta tirar vantagem do fator “surpresa” para desbancar os anfitriões. O treinador inclusive já pensa na possibilidade de conseguir uma vaga entre os semifinalistas. “Os primeiros jogos são importantes para mantermos um alto nível, porque os adversários não sabem muito sobre nós. À medida que o campeonato avança, as coisas começam a ficar mais difíceis”, explica Javier. Porém, o técnico terá que administrar a ausência de Angel Perez e Fernando Morales, seus principais levantadores, que tiveram problemas com o visto e não vieram para o Mundial.

Os russos do Belogorie Belgorod e os iranianos do Matin Varamin, que estão no mesmo grupo, só estreiam no segundo dia. O Belogorie encara o Mets, enquanto o Sada faz a segunda partida, diante do Matin.

Coleção de títulos

5 títulos o Sada conquistou apenas na temporada 2013/2014

4 vitórias os celestes tiveram no Mundial do ano passado

1 troféu do Mundial o Sada tem em sua coleção

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave