Time de Duda vence Liga dos Campeões de Handebol

Eleita melhor central da competição, atleta brasileira marcou quatro gols na decisão do mais importante torneio interclubes do mundo

iG Minas Gerais | Agência Estado |

Duda é uma das jogadoras brasileiras que atua na Europa
Divulgação
Duda é uma das jogadoras brasileiras que atua na Europa

O temporada não poderia ser melhor para a central Duda. A jogadora brasileira, depois de faturar o inédito título mundial com a seleção, conquistou, neste domingo, também o mais importante torneio interclubes do mundo, a Liga dos Campeões da Europa. Em Budapeste, diante de mais de 13 mil torcedores, o Gyor, da Hungria, faturou o bicampeonato com uma vitória por 27 a 21 sobre o Buducnost, de Montenegro.

Duda fez quatro gols na decisão e foi a segunda principal artilheira da sua equipe, atrás apenas da húngara Anita Gorbicz, que terminou como maior marcadora da competição. Na semifinal, sábado, a brasileira já havia feito cinco gols, novamente ficando atrás só de Gorbicz.

Para coroar a conquista, Duda foi eleita a melhor central da competição, em votação feita pela internet antes do início do Final Four. A jogadora, vale lembrar, foi também escolhida, por especialistas, como a melhor jogador do Mundial da Sérvia, ano passado, quando o Brasil foi campeão.

Desde que a Liga dos Campeões foi criada, em 1993, o maior campeão é o Hypo, da Áustria, que venceu o torneio quatro vezes. Viborg e Slagelse, ambos da Dinamarca, venceram três vezes.

Sem condições de valorizar as campeãs mundiais, o Hypo viu a Confederação Brasileira de Handebol não renovar o convênio com o clube para a próxima temporada. Assim, a partir do ano que vem, a goleira Babi e a ponta-direita Alexandra, melhores do Mundial nas respectivas posições, vão jogar no Baía Mare, da Romênia.

No mesmo país, mas no CSM Bucareste, também jogarão a central Ana Paula, a goleira Mayssa, a ala Deonise e a ponta-esquerda Fernanda. Já Dara, a capitã da seleção brasileira, fechou com o Nantes, da França.

Leia tudo sobre: HANDEBOLDUDA