Pacers, Thunder e Clippers vencem e avançam na NBA

Na noite de sábado, Indiana Pacers, Oklahoma City Thunder e Los Angeles Clippers garantiram vaga nas semifinais de conferência da competição

iG Minas Gerais | Agência Estado |

Kevin Durant foi o cestinha do jogo vencido pelo Oklahoma City Thunder
DIVULGAÇÃO/NBA
Kevin Durant foi o cestinha do jogo vencido pelo Oklahoma City Thunder

O fator casa e a melhor campanha na temporada regular parecem ter pesado na classificação de mais três equipes para as semifinais de conferência da NBA. Na noite de sábado, Indiana Pacers, Oklahoma City Thunder e Los Angeles Clippers se impuseram em casa e fecharam suas respectivas séries, válidas pela primeira rodada dos playoffs, em 4 a 3.

Em Indianápolis, o Pacers derrotou o Atlanta Hawks por 92 a 80, conquistou a sua segunda vitória consecutiva, o que não conseguia desde março, e se garantiu nas semifinais da Conferência Leste - seu adversário será o Washington Wizards, em série marcada para começar na próxima segunda-feira, em Indianápolis.

Paul George foi o principal destaque do Pacers ao anotar 30 pontos, a sua melhor marca nos playoffs, além de ter obtido 11 rebotes. Já Lance Stephenson se destacou com 19 pontos e 14 rebotes pelo time de Indianápolis, que não teve muita dificuldade para triunfar, tanto que chegou a liderar o placar por 57 a 40 durante o terceiro quarto e terminou todos os períodos à frente no marcador - 24 a 23, 47 a 36 e 71 a 63 antes de confirmar o seu triunfo.

Kyle Korver anotou 19 pontos e Paul Millsap acumulou 17 rebotes e 15 pontos pelo Hawks, que venceu apenas 38 partidas na temporada regular e ofereceu até mais resistência do que se imaginava na série com o Pacers.

O Thunder avançou nos playoffs ao derrotar o Memphis Grizzlies por 120 a 109, em casa, com grande atuação da sua dupla de astros. Kevin Durant foi o cestinha do duelo com 33 pontos e Russel Westbrook conseguiu um "triple-double" com 27 pontos, 16 assistências e dez rebotes.

Mesmo sem seu principal anotador, Zach Randolph, o Grizzlies ofereceu resistência, especialmente no primeiro tempo, quando chegou a ter uma vantagem de 11 pontos, mas depois acabou sucumbindo. O espanhol Marc Gasol liderou o time de Memphis ao marcar 24 pontos, quatro a mais do que Mike Conley.

Numa série que teve quatro dos sete jogos definidos apenas na prorrogação, o duelo decisivo não manteve o mesmo equilíbrio. O Grizzlies fechou o primeiro quarto vencendo por 36 a 27, mas depois caiu de rendimento, tanto que o Thunder foi ao intervalo em vantagem de três pontos - 61 a 58 - e iniciou o último período 13 pontos à frente (94 a 81).

Nas semifinais da Conferência Oeste, o Thunder terá pela frente o Clippers, com a primeira partida sendo disputada na próxima segunda-feira em Oklahoma. Em meio ao escândalo de racismo envolvendo o seu proprietário, o time de Los Angeles avançou nos playoffs ao vencer o sétimo jogo contra o Golden State Warriors por 126 a 121, em casa.

A classificação do Clippers foi conquistada de forma sofrida. O Warriors dominou o primeiro quarto no Staples Center e o fechou vencendo por 32 a 22. Depois, ainda foi ao intervalo ganhando por 64 a 56. A virada do time da casa veio apenas no terceiro período. O Clippers iniciou o último quarto ganhando por 87 a 84. As equipes, então, trocaram de liderança algumas vezes no placar, mas o time de Los Angeles acabou se dando melhor.

Blake Griffin marcou 24 pontos pelo Clippers, Chris Paul somou 22 pontos e 14 rebotes, J.J. Redick anotou 20 e DeAndre Jordan acumulou 18 rebotes e 15 pontos. Stephen Curry foi o cestinha da partida com 33 pontos para o Warriors, Draymond Green marcou 24 e David Lee somou 13 pontos e 13 rebotes.

Os playoffs da NBA definem neste domingo os dois últimos classificados para as semifinais de conferência com a disputa do sétimo jogo de duas séries. O Toronto Raptors receberá o Brooklyn Nets e o San Antonio Spurs enfrentará em casa o Dallas Mavericks.