Uma boa pausa no glamour

Na pele de Guiomar, de ‘Em Família’, Jéssika Alves anima-se com sua moça simples

iG Minas Gerais |

Atriz conta que mudança, a princípio, foi estranha, mas já se acostumou
Jorge Rodrigues Jorge/CZN/Divulgação
Atriz conta que mudança, a princípio, foi estranha, mas já se acostumou

Jéssika Alves se acostumou a exibir um visual glamouroso na pele de suas personagens. Desde que estreou na TV, na temporada de 2009 de “Malhação”, a atriz vem sendo escalada, na maioria das vezes, para interpretar jovens patricinhas. Por isso, ela ficou empolgada com a oportunidade de explorar uma nova faceta através de Guiomar, papel que vive na novela “Em Família”. Primeiro, porque trata-se de uma babá simples e sem vaidades, com uma atitude submissa à patroa. Segundo, porque Jéssika precisou abandonar o cabelo loiro que já usava há muito tempo e adotar um visual moreno. No primeiro instante, o susto com a mudança foi inevitável. “No dia, me achei a Mortícia, com o cabelo comprido e preto e a pele muito branca. Depois, fui me acostumando e todo mundo gostou”, confessa, referindo-se à matriarca de “A Família Addams”.

Até definir que iria interpretar a babá, Jéssika passou por uma bateria de testes. Cada um para uma personagem diferente. Quando soube que daria vida a Guiomar, ela chegou a se surpreender. Afinal, considerava a própria imagem distante do perfil do papel. “Na TV, querem muito o ator pronto, já parecido com o personagem. Fiquei muito feliz de mostrar que posso fazer outras coisas, não ficar marcada pelo estereótipo de patricinha”.

Mais humilde

O figurino, aliás, é um recurso fundamental para Jéssika incorporar esse ar mais humilde que a personagem pede. Em cena, a atriz só aparece usando bermuda, blusa larga e chinelo. “Acho que o uniforme de babá, com uma calça jeans branca e uma blusa polo, é a roupa mais elegante que a Guiomar tem”, brinca. A maquiagem é o mais leve possível e o cabelo, quase sempre preso de um jeito meio bagunçado, é arrumado pela própria atriz.

Carreira

Jéssika Alves foi obstinada para ingressar na carreira de atriz. Aos 15 anos, ela se mudou com a família de Curitiba para o Rio de Janeiro, quando aproveitou para investir com mais afinco em cursos de interpretação. Até ser escalada para uma produção de TV, trabalhou como figurante. E foi por causa disso, inclusive, que surgiu a primeira oportunidade. Depois de vê-la nos sets, um diretor de “Malhação” a convidou para fazer uma pequena participação na novela teen.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave