ABC supera América-RN e quebra tabu de dois anos

Em evento-teste da Arena de Dunas antes da Copa do Mundo, time conseguiu bater o maior rival

iG Minas Gerais | Agência Estado |

Em jogo que serviu como evento-teste da Arena das Dunas antes da Copa do Mundo, o ABC conseguiu quebrar um jejum de dois anos sem bater o maior rival América-RN ao vencer por 2 a 0, na tarde deste sábado, em Natal, pela terceira rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

A última vitória do ABC havia acontecido em fevereiro de 2012, pelo Campeonato Potiguar. De lá para cá foram 13 jogos com sete vitórias do América-RN e seis empates. O grande herói do duelo foi o atacante Denis Marques, que anotou dois gols. O ABC, maior campeão estadual com 52 conquistas, carimbou as faixas do título recente do América, que quarta-feira levantou seu 35.º título potiguar em cima do novato Globo.

O alvinegro conseguiu manter a invencibilidade na segunda divisão nacional e segue entre os primeiros colocados. O time alcançou sua segunda vitória e atingiu os sete pontos. É vice-líder e só perde no saldo de gols para o América-MG: 5 a 3. O América-RN, por sua vez, perdeu a segunda seguida e permanece com três pontos.

A partida teve início quente. O ABC foi bem melhor no começo e levou perigo na primeira investida, em finalização de Somália que parou nas mãos de Fernando Henrique. O time alvinegro seguiu pressionando e fez o adversário passar sufoco. Gilmar e Michel Schmoller chegaram com perigo, erraram o alvo, mas deixaram os torcedores americanos apreensivos.

Com o passar do tempo, o América-RN apertou a marcação e parou de tomar sufoco. Apesar do ABC seguir superior, com mais posse de bola, os lances de perigo foram contra Fernando Henrique. Antes do intervalo, o América-RN criou a oportunidade mais

perigosa para abrir o placar. Após cobrança de escanteio, Isac testou forte e a bola passou perto da meta de Gilvan.

No segundo tempo, o panorama da partida não mudou. O ABC seguiu em cima, só que desta vez conseguiu abrir o placar. Em duas jogadas pelas laterais, em menos de dez minutos, o atacante Denis Marques foi decisivo e resolveu a parada para os alvinegros. Na primeira chegada aos 12 minutos, o atacante recebeu lançamento longo, deu um corte seco em Edson Rocha e bateu colocado, com categoria. Sete minutos depois, Samuel foi quem ganhou na velocidade da marcação e só rolou para o camisa 9 do ABC empurrar para o fundo das redes.

Com grande desvantagem, o América-RN tentou ir para cima, mas teve enormes dificuldades para criar jogadas. O time se resumiu a forçar jogadas com Isac e não tem sucesso. Faltando pouco mais de 15 minutos, a torcida do América-RN começou a ir embora do estádio, enquanto o lado alvinegro de Natal não parou de fazer festa.

O América-RN volta a campo contra o Atlético-GO, na próxima sexta-feira, às 19h30, novamente na Arena das Dunas. No dia seguinte, o ABC encara a Ponte Preta, às 16h20, no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas.

FICHA TÉCNICA

AMÉRICA-RN 0 X 2 ABC

AMÉRICA-RN - Fernando Henrique; George Lucas (Adriano Pardal), Cléber, Edson Rocha e Wanderson; Márcio Passos, Jean Cléber, Fabinho e Arthur Maia (Walber); Daniel Costa (Rodrigo Pimpão) e Isac. Técnico - Oliveira Canindé.

ABC - Gilvan; Patrick, Samuel, Sueliton e Luciano Amaral; Michel Schmoller, Daniel Amora, Liel (Michel Benhami) e Somália (Xuxa); Gilmar (João Henrique) e Dênis Marques. Técnico - Zé Teodoro.

GOLS - Denis Marques, aos 12 e 19 minutos do segundo tempo.

ÁRBITRO - Francisco Carlos do Nascimento (AL).

CARTÕES AMARELOS - Edson Rocha, Márcio Passos e Isac (América-RN); Patrick, Luciano Amaral, Daniel Amora e Denis Marques (ABC).

PÚBLICO e RENDA - Não disponíveis.

LOCAL - Arena das Dunas, em Natal (RN).

Leia tudo sobre: abcamérica-rnjejumsérie B