Moradores do Planalto fazem carreata em prol da preservação de mata

Principal receio da comunidade é de que a mata seja destruída para dar lugar a imóveis; cerca de 300 pessoas participaram da mobilização para chamar a atenção da Prefeitura de Belo Horizonte

iG Minas Gerais | Fernanda Viegas |

Movimentos de vizinhos de classe média e alta aliam-se à luta pelo direito à moradia
CHARLES SILVA DUARTE
Movimentos de vizinhos de classe média e alta aliam-se à luta pelo direito à moradia

Moradores do bairro Planalto, na região Norte de Belo Horizonte e membros da Associação Comunitária do Planalto e Adjacências (ACPAD) realizaram na manhã deste sábado (3) uma carreata para chamar a atenção da prefeitura da capital para a preservação da Mata do Planalto.

“Já estamos na luta há quatro anos e quatro meses e até hoje não se tem nada oficial que fale da preservação da mata, que possui vegetação de Mata Atlântica, com mais de 20 nascentes e espécies ameaçadas de extinção”, explicou a presidente da ACPAD, Magali Ferraz Trindade.

O principal receio da comunidade é de que a mata seja destruída para dar lugar a imóveis. De acordo com a associação, há uma construtora interessada em construir dois condomínios residenciais com 16 prédios e com 15 andares cada, totalizando mais de 750 apartamentos. “A preservação vai favorecer a toda cidade. Queremos que o prefeito desaproprie a área”, completou Magali.

Cerca de 200 carros e 300 pessoas participaram da mobilização que ainda contou com shows na praça da Paz. “A Mata do Planalto é o pulmão do nosso bairro e da cidade”, afirmou a moradora Íris Diniz Leroy Matoso.