Presidente do PT diz que vida de Genoino é responsabilidade de Barbosa

Ministro do STF exigiu que o ex-deputado retornasse à Papuda depois de um lauda médico ter atestado que quadro de saúde é estável

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

O presidente do PT, Rui Falcão, afirmou nesta sexta-feira (2) que o ministro Joaquim Barbosa é o responsável pela vida e pela saúde do ex-deputado José Genoino, condenado a 4 anos e 8 meses de prisão pelo envolvimento com o mensalão.

"Nós o responsabilizamos publicamente pela vida e pela saúde do companheiro José Genoino", disse ele à plateia do Encontro Nacional do PT, nesta sexta.

 O ex-deputado federal José Genoino (PT-SP) se apresentou às 15h de quinta-feira (1º) ao Centro de Internamento e Reeducação dentro do Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília.

A ordem para que voltasse à prisão foi decretada por Joaquim Barbosa, tendo por base um laudo médico atestando que o quadro de saúde dele é estável e não grave. Se o petista não se apresentasse em 24 horas, seria expedido um mandado de prisão contra ele.

Em novembro, após o início da execução das penas dos condenados do mensalão, ex-deputado ficou menos de uma semana preso no complexo penitenciário da Papuda. Alegando problemas cardíacos, ele foi transferido para um hospital em Brasília e depois para prisão domiciliar. No laudo encaminhado a Barbosa na segunda-feira, a junta de médicos da Universidade de Brasília (UnB) afirma que Genoino tem controlado com medicamentos um problema de hipertensão e que a cirurgia na aorta, à qual ele foi submetido em julho, foi bem sucedida.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave