Ucrânia e comércio são temas de encontro entre Obama e Merkel

Negociações sobre um acordo de livre comércio entre a Alemanha e os EUA também estão entre os temas da reunião, que será seguida de entrevista conjunta

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

Diálogo com Teerã era uma promessa de campanha do norte-americano
Associated Press
Diálogo com Teerã era uma promessa de campanha do norte-americano

A crise na Ucrânia deve dominar o encontro nesta sexta-feira (2), na Casa Branca, entre o presidente norte-americano, Barack Obama, e a chanceler alemã, Angela Merkel.

As negociações sobre um acordo de livre comércio entre a Alemanha e os Estados Unidos também estão entre os temas da reunião, que será seguida de entrevista conjunta.

As relações entre os Estados Unidos e a Alemanha foram abaladas pelas revelações do ex-consultor da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos Edward Snowden, de que o país recolhia vasta informação de dados de cidadãos e autoridades, entre elas Angela Merkel.

Berlim defende um tratado que impeça a espionagem mútua, mas os norte-americanos rejeitam a ideia.

Segundo a imprensa alemã e analistas, apesar de o caso Snowden não ter sido esquecido, passou para segundo plano desde o início da crise ucraniana que, após a anexação da Crimeia pela Rússia, prossegue com novos focos de tensão no Leste do país.

Esta é a primeira visita oficial de Merkel a Washington desde 2011 e o primeiro encontro com Obama desde a viagem do presidente norte-americano a Berlim em junho do ano passado.

Leia tudo sobre: ENCONTROALEMANHAAngelaoBAMA