Mineiridade com requinte

Belo Horizonte e outras 63 cidades do Estado recebem nona edição do Festival Brasil Sabor, que tem como meta apresentar pratos sofisticados, mas modificados com ingredientes mineiros

iG Minas Gerais | LUCAS SIMÕES |

Novo.Boivindo traz coxinha de frango acompanhada de couve, angu a mineira e 
arroz com queijo canastra
CHRISTOPH REHER/DIVULGAÇÃO
Novo.Boivindo traz coxinha de frango acompanhada de couve, angu a mineira e arroz com queijo canastra

Comidas sofisticadas e adaptadas com ingredientes genuinamente mineiros. Essa é a cara da 9ª edição do Festival Brasil Sabor, que acontece em Belo Horizonte e em outras 63 cidades mineiras. Com temática livre, a maioria dos restaurantes participantes optou por reinventar a essência da cozinha mineira.

Inspirado na Copa do Mundo, o tema deste ano do festival é “O Brasil inteiro pedindo mais um”. Segundo o diretor executivo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Minas Gerais (Abrasel-MG), Lucas Pêgo, a única exigência do evento é que todos os pratos sejam servidos à la carte. “Quase todos os pratos ão criados para o festival. É um incentivo a novas combinações da nossa culinária”, avalia.

Entre as novidades está o a paelha mineira do Restaurante Minas Gerais, que substitui os ingredientes originais da receita espanhola por linguiça, lombo, bacon, carne de sol e vagem.

Mais diferente ainda, o restaurante Rima dos Sabores traz o conceito da gastronomia molecular – que muda a aparência, textura e apresentação dos alimentos por meio de instrumentos e soluções químicas. O prato apresentado pelo restaurante usou a técnica para criar o Vacalinha: um espetinho de frango colado com uma substância comestível a outro espetinho de galinha. “Temos coisas muito diferentes, mas também tradicionais, como o frango crocante, o filé mignon etc”, complementa Lucas.

O Festival Brasil Sabor acontece até 18 de maio em mais de mil restaurantes do país. Em Belo Horizonte, o evento será estendido até o dia 25 de maio, devido à proximidade com a Copa do Mundo. O público ainda poderá participar de promoções em que dois pratos são servidos pelo preço de um, além de concorrer a cinco viagens para a Serra Gaúcha para conhecer o roteiro de vinícolas. Informações sobre o regulamento em www.bebacomdescontracao.com.br.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave