Grafitada Poética promove a consciência ambiental

iG Minas Gerais |

Em abril, Diovani Mendonça realizou a terceira edição do projeto “Grafitada Poética – Poesia Entre Pixels & Outros Dons”. A iniciativa, além de oferecer um workshop ao público infanto-juvenil e adultos em cinco bairros de Esmeraldas, busca conscientizar o cidadão, por meio da poesia e do grafite, para um grave problema ambiental acerca do lixo depositado em lugares públicos como, por exemplo, nas praças, nos pontos de ônibus e às margens das rodovias, e, entre as consequências dessas atitudes, os problemas decorrentes das enchentes a cada estação chuvosa.

A ideia surgiu por causa de pichações em vários pontos do bairro Novo Retiro e no entorno. Contudo, em vez de reprimir, os artistas acreditam na conscientização por meio do diálogo, da poesia e do grafite.

Segundo Diovani, o objetivo é transformar a Rodovia LM– 808, a partir do trecho do KM 15 até Contagem, num corredor onde possa ser ofertada a arte como ponto de partida às reflexões que podem iniciar a transformação do planeta a partir do nosso próprio quintal coletivo, quais sejam: os pontos de ônibus, becos, vielas, ruas, praças, o bairro, a cidade, entre outras áreas. Na ocasião, também foi realizado um mutirão de limpeza e revitalização do espaço.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave