Escolas municipais e Funec na Olimpíada de história

Diretora de pesquisas afirma que a disputa é mais uma forma de incentivar os alunos a ler e estudar

iG Minas Gerais |

Educação. 
Alunos tem motivação extra para le r e estudar história
PMC
Educação. Alunos tem motivação extra para le r e estudar história

O desafio de estudar a história do Brasil por meio de textos, documentos, imagens e mapas foi aceito por equipes da Funec e das escolas municipais de Contagem, que participam, na última segunda-feira (28), da primeira etapa da 6ª Olimpíada Nacional em História Brasil (ONHB).

A iniciativa da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) tem como finalidade proporcionar a estudantes e professores, de escolas públicas e privadas, um conjunto de atividades para debater e estudar a história nacional.

Diferente de outras olimpíadas estudantis, a ONHB é uma atividade em equipes, o que estimula a troca de conhecimentos e produção de saberes.

Milhares de equipes de todo o país participam a cada ano dessa olimpíada estudantil.

A ONHB é composta por cinco fases online e uma fase presencial, em Campinas, da qual participam as 300 equipes mais bem classificadas.

Incentivo

De acordo com a diretora de pesquisa e extensão da Funec, Maria Cristina Diniz, o diferencial da olimpíada é exatamente o estímulo ao estudo e debate de uma ciência humana, já que a maioria das disputas no país envolve as ciências exatas e naturais, como matemática, química, biologia, robótica e outras.

"Essa é uma competição muito importante, que estimula o estudo da história de nosso país. Desde 2010 participamos da olimpíada. Em 2011, duas equipes da E. M. Albertina Alves do Nascimento foram para a final e uma delas garantiu a medalha de bronze", disse a diretora.

A ONHB premiará escolas, alunos e professores com medalhas de ouro (15 equipes), prata (25 equipes) e bronze (35 equipes).

Todas as outras equipes participantes da fase presencial receberão medalhas de "cristal".

Todos os inscritos receberão certificado de participação.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave