Deslizamento em mina de ouro ilegal mata três na Colômbia

Dois mineiros ficaram feridos e ao menos 30 estão desaparecidos, segundo o governo colombiano

iG Minas Gerais | Da Redação |

Um deslizamento em uma mina de ouro ilegal em Cauca, no Sudeste da Colômbia, provocou a morte de três mineiros, deixou dois feridos e ao menos 30 pessoas estão desaparecidas, de acordo com o governo colombiano. O deslizamento foi causado por uma explosão e ocorreu por volta das 23h dessa quarta-feira (30).

Equipes de resgate da Defesa Civil e da Cruz Vermelha colombiana trabalham no local, próximo ao município de Santander de Quilichao, para retirada de escombros e busca de sobreviventes. O trabalho de socorro às vítimas foi iniciado nessa quarta-feira, mas teve que ser interrompido de madrugada devido às más condições climáticas.

O número exato de pessoas desaparecidas não pode ser confirmado pelas autoridades, porque segundo a Defesa Civil há versões que indicariam mais de 35 pessoas estariam soterradas.

As equipes de resgate também trabalham com quatro cachorros treinados para encontrar desaparecidos. Esse é o segundo incidente em uma mina ilegal registrado em menos de dez dias.

Na semana passada, quatro pessoas morreram e 95 ficaram feridas devido à inalação de monóxido de carbono dentro da Mina El Pantanal, zona mineira de Buriticá, em Antioquia.