Cinema perde Bob Hoskins

Ator britânico morreu na noite de terça-feira, aos 71 anos; ele estava internado em um hospital devido a uma pneumonia

iG Minas Gerais |

Fama. Hoskins ganhou repercussão mundial ao atuar em “Uma Cilada Para Roger Rabbit”
Joel Ryan
Fama. Hoskins ganhou repercussão mundial ao atuar em “Uma Cilada Para Roger Rabbit”

São Paulo. O ator britânico Bob Hoskins, de “Uma Cilada para Roger Rabbit” (1988), morreu na noite da última terça-feira, aos 71 anos. Ele estava hospitalizado devido a uma pneumonia. Em comunicado, a mulher de Bob, Linda, disse que ela e os filhos do casal, Alex, Sarah, Rosa e Jack, estão arrasados com a notícia. “Bob morreu tranquilamente no hospital, ontem (terça) à noite, rodeado pela família, depois de um surto de pneumonia. Pedimos que respeitem nossa privacidade neste momento e agradecemos pelas mensagens de amor e apoio”.

Com mais de 30 anos de carreira, Hoskins, um dos atores mais queridos no Reino Unido, começou no teatro. Em 1978, tornou-se conhecido em seu país por seu papel na minissérie “Pennies from Heaven”. Depois, foi para o cinema, onde interpretou o gângster que vira empresário em “Caçada na Noite” (1980). Na telona, atuou em sucessos como “Minha Mãe É uma Sereia” (1990), “Brazil: O Filme” (1985) “Hook – A Volta do Capitão Gancho” (1991) e “Super Mario Bros” (1993).

Bob Hoskins chegou a ser indicado ao Oscar de melhor ator por sua atuação em “Mona Lisa” (1986), drama sobre crimes. Não levou a estatueta, mas foi vencedor do prêmio de melhor ator, em Cannes, pelo mesmo papel.

Mas ficou mais conhecido com “Uma Cilada para Roger Rabbit”, como o detetive Eddie Valiant, que contracena com a personagem de animação Jessica Rabbit. Por essa atuação, Hoskins foi indicado ao Globo de Ouro de melhor ator em filme de comédia ou musical.

Em 2012, após receber o diagnóstico de mal de Parkinson, Hoskins anunciou sua aposentadoria. Na ocasião, pediu que o público respeitasse sua privacidade e afirmou estar ansioso para passar mais tempo com a família. Sua última aparição no cinema foi como um dos anões em “Branca de Neve e o Caçador” (2012), estrelado por Kristen Stewart.

Outros filmes

“Pink Floyd – The Wall” (1982)

“Cotton Club” (1984)

“O Círculo do Poder” (1991)

“Nixon” (1995)

“Michael – Anjo e Sedutor” (1996)

“A Vingança de Bette” (1998)

“O Fio da Inocência” (1999)

“Círculo de Fogo” (2000)

“O Último Adeus” (2001)

“Feira das Vaidades” (2003)

“Sra. Henderson Apresenta” (2004)

“Paris, Te Amo” (2006)

“Juízo Final” (2008)

“Pinóquio” (2008)

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave