Ácaro é considerado o animal mais veloz do mundo

Cientistas filmaram aracnídeo e dizem que ele percorre 322 vezes a distância de seu corpo em um segundo

iG Minas Gerais |

Comparação. Cientistas garantem que o ácaro consegue ser 20 vezes mais rápido que o guepardo
ACOMMONS/REPRODUção
Comparação. Cientistas garantem que o ácaro consegue ser 20 vezes mais rápido que o guepardo

CLAREMONT, Estados Unidos. Pode parecer estranho, mas o animal mais rápido do mundo, acredite, é um ácaro, da espécie Paratarsotomus macropalpis. Essa foi a conclusão de um estudo apresentado na reunião científica “Experimental Biology 2014”, em San Diego, ao mostrar que o pequeno aracnídeo percorre uma distância equivalente a 322 vezes o comprimento do seu próprio corpo em apenas um segundo.

Utilizando uma gravação e medindo a quantidade de vezes que esse pequeno ácaro movia o comprimento do seu corpo por segundo, cientistas da Pomona College, em Claremont, na Califórnia, descobriram que ele é 20 vezes mais rápido do que o guepardo, que consegue atingir uma velocidade de 100 a 105 km/h.

“Nós não podemos realmente perseguir um ácaro, porque eles se movem muito rapidamente”, disse Jonathan Wright, principal autor do estudo. “Na verdade, filmamos os animais em uma calçada de concreto”.

Além de surpreender pela sua velocidade, o animal também mostrou que é bastante ágil, já que consegue mudar rapidamente a sua direção.

Benefícios. Trazendo para a realidade humana, se tivéssemos a mesma capacidade desse pequeno animal, poderíamos percorrer incríveis 580 metros por segundo. Os autores do estudo apontam que a descoberta poderia ajudar no desenvolvimento de robôs, veículos, além de outros equipamentos velozes.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave