Centenário da seleção brasileira vira série

Produção, que estreia sábado no Nat Geo, conta as conquistas mundiais do Brasil

iG Minas Gerais |


Cafu levantou a última taça conquistada pelo Brasil em uma Copa
THOMAS KIENZLE
Cafu levantou a última taça conquistada pelo Brasil em uma Copa

São Paulo. Enquanto o hexacampeonato não chega, as lembranças das cinco vitórias do país na Copa do Mundo serão revividas em “100 Anos da Seleção Brasileira”, série documental que o Nat Geo começa a exibir neste sábado, dia 3, às 22h30. Como diz o título, a atração, dividida em cinco episódios semanais, faz um histórico da equipe de futebol ao mesmo tempo que mostra relatos dos anos em que o Brasil levou a taça para casa.

Além de imagens de arquivo de partidas e outros momentos dos jogadores, craques atuais e que já entraram em campo com as cores da seleção dão depoimentos em que relembram as experiências e gols ao redor do planeta. Na lista estão Pelé, Ronaldo Fenômeno e Zito, que participou das copas de 1958 e 1962. Cronistas esportivos e artistas fãs de futebol, como Dudu Nobre, foram incluídos. Até o italiano Paolo Rossi, que derrotou o país em 1982, dá suas impressões. “Como é um documentário oficial da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a gente manteve um distanciamento para não ficar chapa branca. É um programa verde e amarelo. A gente trata das derrotas e de problemas”, conta o jornalista Mauro Beting, um dos diretores da atração, coproduzida em parceria com a Canal Azul.

Apesar de tratar de cada vitória da seleção, os episódios são guiados por temas. O primeiro, sobre o campeonato de 1958 foi batizado de “Queda do Complexo de Vira-lata”. “Depois daquele ano, o jogador passou a ser mais valorizado”, relembra Pepe. O ex-jogador tinha 23 anos quando entrou em campo.

Entre as imagens das copas mais recentes, aparecem registros antigos da seleção centenária, como um vídeo dos atletas em 1925. As raridades foram garimpadas no acervo da Fifa, emissoras de televisão, agências de notícia e na Cinemateca Brasileira.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave