Déficit de vitamina D na gestação pode gerar cárie

Cerca de 23% de bebês de gestantes com falta do nutriente tinham a doença

iG Minas Gerais |

Falta da vitamina D leva ao desgate dentário de bebês
Tim
Falta da vitamina D leva ao desgate dentário de bebês

Nova York, Estados Unidos. Níveis baixos de vitamina D durante a gestação estão associados ao desenvolvimento de cáries crianças, relatam pesquisadores.

Para chegar a essa conclusão, os cientistas estudaram 134 gestantes com idade média de 19 anos. Todas forneceram informações sobre seu comportamento relacionado à saúde e nível socioeconômico e realizaram exames de sangue para avaliação dos níveis de vitamina D.

Ao atingirem a idade média de 1 ano, as crianças realizaram exames dentários, e as mães preencheram outro questionário sobre fatores de saúde e comportamentais. Aproximadamente um terço das participantes estava deficiente de vitamina D. Além disso, o esmalte dentário de 22% dos bebês apresentava falhas ou desgaste e 23% tinham cáries.

Após o controle de outros fatores, eles descobriram que quanto menor fosse o nível de vitamina D da mãe, maior era o número de cáries de seus filhos. As falhas do esmalte e os níveis de vitamina D durante o pré-natal eram indicadores independentes de cáries.

Considerações. Os autores reconhecem que o estudo, que foi publicado no periódico “Pediatrics”, possui falhas. Ele não foi randomizado, e sua população era desfavorecida economicamente. Além disso, os pesquisadores não puderam controlar todos os fatores potencialmente associados às cáries.

Todavia, Robert J. Schroth, autor sênior da pesquisa e professor adjunto da Universidade de Manitoba, afirmou que “talvez esse seja o primeiro passo para a prevenção: garantir nutrição e níveis corretos de vitamina D durante o pré-natal”.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave