Baixa audiência marca fim da novela

Folhetim de Carlos Gregório e Marcos Bernstein termina nesta sexta-feira

iG Minas Gerais |


Tereza vai provar do próprio veneno no fim da trama das sete
Globo / Alex Carvalho
Tereza vai provar do próprio veneno no fim da trama das sete

São Paulo. Chega ao fim nesta sexta-feira a novela “Além do Horizonte” (Globo). A trama de aventura, criada por Carlos Gregório e Marcos Bernstein, criticada pela baixa audiência, promete ação em seu capítulo final. “A tropa do bem vai invadir a comunidade. Será um fim espetacular, com cenas de impacto visual e emoção”, adianta o autor Marcos Bernstein.

Nesse embate, os vilões LC (Antonio Calloni) e Tereza (Carolina Ferraz) serão vítimas de sua própria criação, a máquina da felicidade. Por um erro no mecanismo, no entanto, LC não deve sobreviver à experiência. “Cada vilão terá o que merece. Ninguém sairá impune e haverá muita luta e barulho”. Até Kleber (Marcello Novaes), que acabou se redimindo, terá de pagar um preço, diz o autor.

Como de costume, os casos amorosos serão resolvidos no último capítulo com um casamento coletivo. Lili (Juliana Paiva) fica com Marlon (Rodrigo Simas), e William (Thiago Rodrigues) acaba junto de Celina (Mariana Rios).

No quesito audiência, a trama não teve bom desempenho. “Além do Horizonte” oscilou entre 18 e 25 pontos. “Entendemos que a novela se propôs a trazer mais uma opção de gênero, no caso a aventura, para o público do horário. Como toda proposta diferente, é necessário criar um diálogo dos autores com o espectador, o que foi acontecendo naturalmente”, defende Bernstein.

Uma das explicações para o fracasso de “Além do Horizonte” é a de que o público que acompanha as tramas das sete está acostumado a histórias leves e bem-humoradas, segundo Elmo Francfort, curador da Pró-TV/Museu da Televisão Brasileira. “A complexidade de ‘Além do Horizonte’ prejudicou a audiência”, avalia. Claudino Mayer, doutor em teledramaturgia pela USP (Universidade de São Paulo), concorda. “A trama foge da realidade, e a escolha do tema felicidade foi infeliz”.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave