Aos 9 anos, vencedora do prêmio doa cadeiras de rodas

Júlia Macedo troca lacres de latinhas por esperança e contribui para uma sociedade melhor

iG Minas Gerais | Dayse Resende |

Economia. Editor da revista “Mercado Comum”, Carlos Alberto Teixeira, recebeu prêmio de Luis Tito
fotos moisés silva
Economia. Editor da revista “Mercado Comum”, Carlos Alberto Teixeira, recebeu prêmio de Luis Tito

Foi divulgado ontem à noite, em um evento que ocorreu na sede da TV Globo Minas, em Belo Horizonte, o nome do grande vencedor do Prêmio Bom Exemplo na categoria Cidadania. Neste ano, o escolhido pelo voto popular é a estudante Júlia Fernandes Rodrigues Macedo, de 9 anos, que troca lacres de latinhas por cadeiras de rodas. A solenidade, que teve a presença do vice-prefeito de Belo Horizonte, Délio Malheiros, e do secretário de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social, Eduardo Bernis, que representou o governador de Minas, Alberto Pinto Coelho, contou ainda com o reconhecimento de outras oito categorias.

Através do projeto Lacre Solidário, a aluna do 4° ano do ensino fundamental, que ainda não sabe que carreira vai seguir, já tem uma certeza: de que gentileza atrai gentileza. O interesse pela solidariedade na vida de Júlia surgiu depois que os seus pais doaram dinheiro para a Creche Tia Dolores, em Belo Horizonte. Como agradecimento, alunos da instituição encaminharam uma carta à família, impressa em bonequinhos de papel. “Estou muito contente. Minha felicidade é ver o outro feliz", disse.

A mãe da garota, Ivete Rodrigues de Macedo, ficou orgulhosa da filha. “Além de ajudar as pessoas, ela contribui com o meio ambiente”, destacou. Desde 2013, quando o projeto foi criado, a Júlia já doou quatro cadeiras de rodas a uma creche, a um asilo e a um centro de reabilitação.

O prêmio. O Prêmio Bom Exemplo é uma parceria da TV Globo Minas, da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), da Fundação Dom Cabral e do jornal O TEMPO. A iniciativa valoriza ações solidárias que, na maioria das vezes, não saem do anonimato. São pessoas que ajudam e tentam mudar a realidade da comunidade onde vivem.

Para diretor da TV Globo Minas, Marcelo Matte, as mudanças na cultura de um país se dão muito lentamente, e o Prêmio Bom Exemplo é uma ação que desperta nas pessoas o interesse em boas práticas. “Uma das melhores maneiras de se conquistar novos comportamentos e parâmetros é pelo exemplo. E, graças a Deus, existe muita gente fazendo coisas boas. Existe muito voluntariado. Isso, de alguma forma, repercute positivamente”, disse.

O presidente da Fiemg, Olavo Machado, agradeceu aos parceiros pela iniciativa. Ele destacou que a sociedade precisa cada vez mais de bons exemplos. “Em cinco anos o prêmio vem cumprindo a missão de contribuir com o desenvolvimento da sociedade e da qualidade de vida das pessoas. Essa iniciativa multiplica boas ações. Em todos os campos, ela identifica práticas que precisam ser replicadas em nosso dia a dia”.

O secretário de Trabalho e Desenvolvimento Social, Eduardo Bernis ressaltou que o prêmio é uma alternativa para tornar a sociedade mais justa e igualitária. “Essa é uma demanda da sociedade. A gente precisa reconhecer e valorizar esses bons exemplos de cidadania e de comportamento, que hoje são tão escassos na sociedade brasileira”.

O vice-presidente da Sempre Editora, Luiz Tito, concluiu frisando que todo bom exemplo é essencial para o encurtamento de mudanças na sociedade.

“Quando você quer encurtar caminhos, o bom exemplo é sempre um farol no fim da caminhada. Essa iniciativa desperta nas pessoas opções de melhor apresentarem as suas vocações.”

Luiz Tito, Vice-presidente da Sempre Editora

Outras categorias

Ciência: Ana Paula Salles Moura Fernandes. Graduada em Ciências Biológicas, mestre em microbiologia, doutora em parasitologia. Desenvolve projetos de pesquisa de diagnóstico, vacinas e tratamento contra leishmaniose. Inovação: CSEM Brasil. Centro de pesquisa aplicada, privado e sem fins lucrativos, que tem por missão institucional, dentre outras, executar atividades de pesquisa básica e aplicada de caráter científico ou tecnológico, bem como desenvolvimento tecnológico. Economia e Desenvolvimento de Minas: Revista “Mercado Comum”. Publicação mensal que reúne expressões do pensamento e do mundo econômico, político, acadêmico, científico e cultural. É editada pelo economista Carlos Alberto Teixeira. Meio Ambiente: Minerita. Primeira empresa a ter uma prática ecoeficiente reconhecida no Banco de Boas Práticas Ambientais, desenvolvido pela FEAM. A empresa reaproveita rejeitos da mineração. Educação: Projeto Providência. Obra de promoção humana que garante cidadania e direito a cerca de 3.000 crianças e adolescentes na Vila Maria, no Taquaril e no Aglomerado da Serra.

Esportes: Luciano Corrêa. Presidente da associação Esporte sem Fronteiras no Brasil. Cultura: Priscila Freire. Ex-diretora do Museu de Arte da Pampulha, tem uma vida dedicada à cultura. Ela também tornou-se uma colecionadora de arte, com destaque para a arte popular do Vale do Jequitinhonha. Personalidade do Ano:  Coronel Cláudia Romualdo. Comandante da Polícia Militar de Belo Horizonte.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave