VI Conferência Pública de Política Urbana discute a mobilidade em BH

Encontro discutiu a necessidade de novas propostas que solucionem a deficiência do transporte público da Capital e região metropolitana de Belo Horizonte

iG Minas Gerais | Suellen Amorim, especial para O Tempo |

A IV Conferência de Política Urbana realizou na noite desta terça-feira (29) um debate sobre a mobilidade urbana, que discutiu a necessidade de novas propostas que solucionem a deficiência do transporte público da Capital e região metropolitana de Belo Horizonte.

Participaram o ex-diretor do Departamento de Estradas e Rodagens de Minas Gerais (DER-MG), Osias Baptista Neto e a professora de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP), Regina Maria Meyer.

A professora Regina criticou as soluções para a mobilidade na cidade apresentadas na Conferência. "Não vi nenhuma proposta definitiva, cada modo de ação apresenta um sistema distinto", afirma a professora, que trouxe à discussão exemplos da cidade de São Paulo.

De acordo com ela, A capital paulista busca soluções em transporte desde a década de 50, com a substituição de bondes por ônibus, que entravam nos bairros. "A ideia é uma cidade em que o cidadão não precise escolher o trajeto, mas sim saiba que o transporte público pode levá-lo mais longe", afirma.

O professor Baptista Neto alertou para o problema de Belo Horizonte, onde muitos carros dividem um espaço restrito. "É como compactar dados virtuais: não é possível alargar mais as vias, a questão é 'compactar' os usuários em trens, metrôs e ônibus, mas isso só vai acontecer quando o transporte público melhorar" diz o professor, que afirma que cada carro ocupa um espaço de 25m².

Questionado a respeito do Move, nome dado ao BRT da capital, o professor disse que ainda é cedo para avaliar o sistema, mas que o mesmo já representa uma inovação no transporte público de Belo Horizonte, ao trazer um corredor exclusivo para os ônibus do sistema.

A Prefeitura de Belo Horizonte informou, por meio de assessoria, que hoje não foi registrada nenhuma desistência de delegados da Conferência.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave