Etapa da Copa Levorin valerá título mineiro da modalidade

Primeiro posto poderá ser disputado nas provas Sprint Eliminator e cross country apenas para os filiados à Federação Mineira de Ciclismo

iG Minas Gerais | DANIEL OTTONI |

Eliminator promete grandes emoções aos participantes
Bruno Senna
Eliminator promete grandes emoções aos participantes

A segunda etapa da Copa Internacional Levorin de Mountain Bike, que vai acontecer entre os dias 16 e 18 de maio, em São João del-Rey, terá uma novidade a mais para os participantes. Quem vencer a etapa, que será em formato cross-country e o sprint eliminator, prova de 'tiro curto', serão considerados os campeões mineiros de 2014 nos dois formatos. Para confirmar o status, basta que o participante seja afiliado à Federação Mineira de Ciclismo (FMC), que entra como parceira de uma das maiores provas do calendário nacional da modalidade.

"Essa união entre FMC e a Copa tem sido fundamental para fortalecer a imagem da entidade, que além de ganhar força, promoverá o crescimento ao ciclismo. Se antes os organizadores se preocupavam em expandir seus negócios e explorar novos territórios sózinhos, hoje, percebem a importância de se ter a Federação como aliada. Assim, passamos a caminhar juntos e a investir na parceria para oferecermos melhores condições em treinos e campeonatos e atribuir premiação mais elevada aos atletas", avalia Paulo Aquino, presidente da Federação Mineira de Ciclismo.

Rogério Bernardes, organizador da prova, também comemora a novidade e acredita na ascenção ainda maior da modalidade com os esforços em conjunto.

"É uma grande honra e responsabilidade termos a etapa de São João del-Rei válida como o Campeonato Mineiro. A FMC tem sido grande parceira do evento e estamos sempre buscando novas formas de valorizar o MTB", relata.

Estrutura do campus estará à disposição de todos os envolvidos

As duas provas (cross-country e sprint eliminator) vão acontecer no campus Tancredo Neves da Universidade Federal da cidade (UFSJ).

"Ter a ótima estrutura da Universidade Federal disponível para os atletas e publico presente é excelente em todos os aspectos. Este é um dos diferenciais que tornam esta etapa especial. A competição tem um importante papel junto com o curso de educação física e conta com o apoio de todas áreas da Universidade", ressalta Rogério Bernardes, organizador da CIMTB Levorin.

O Professor Dr. Paulo Henrique Caetano, Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da UFSJ, também vê com bons olhos a divulgação do espaço acadêmico por quem comparecer à cidade histórica, que recebe a etapa pelo segundo ano consecutivo.

"Em 2013, a instituição aceitou o desafio de abrigar a Copa Internacional. Além de possibilitar o contato dos alunos de Educação Física e da população local com um esporte especializado e com atletas de renome nacional e internacional, o evento cumpriu relevante papel para nossa comunidade, interna e externa", detalha.

A expectativa para este ano é superar as metas do ano passado e deixar uma marca na história da cidade. "Todos tiveram a chance de conhecer melhor as belezas do campus e as inúmeras possibilidades que ele oferece, como uma alternativa de formação, lazer e saúde para a região. Assim, em 2014 pretendemos estar melhor preparados para receber a Copa Internacional Levorin de MTB, que já pode se considerar inscrita para sempre na linda história da UFSJ", conclui.

As inscrições para a etapa se encerram no dia 11 de maio e podem ser feitas pelo site www.cimtb.com.br