Fim do mistério: grupo encontra cartuchos do game 'E.T' enterrados

No último sábado, após três horas de trabalho, unidades foram localizadas, e o fato foi celebrado pelo diretor de programação da Microsoft, Larry Hryb, que postou imagens

iG Minas Gerais | Aline Gonçalves |

O diretor de cinema Zak Penn, que está à frente da produção do documentário, mostra uma caixa do game
AP
O diretor de cinema Zak Penn, que está à frente da produção do documentário, mostra uma caixa do game "E.T" encontrada em Alamogordo, no sábado

A escavação no deserto do estado do Novo México, nos Estados Unidos, que tinha por objetivo encontrar cartuchos do game "E.T." e "Pac-Man", do console Atari 2600, foi bem-sucedida e resolveu um dos grandes mistérios do mundo dos games. No último sábado, após três horas de trabalho e o uso de uma retroescavadeira, unidades foram localizadas, e o fato foi celebrado pelo diretor de programação da Microsoft, Larry Hryb, que postou imagens.

Os cartuchos estavam enterrados em uma área de deserto na cidade de Alamogordo há aproximadamente 30 anos. Alguns, estavam com as caixas intactas contendo manual e vários exemplares. Apenas uma quantidade limitada de material pode ser recuperada, já que a escavação só foi permitida por um dia.

Segundo o blog oficial do X Box (console produzido pela Microsoft), o primeiro produto achado foi um joystick do Atari 2600. Além disso, outros games foram 'recuperados', como "Centipede", "Space Invaders" e  "Asteroids".

Entenda Em 2013, a Fuel Entertainment consegui os direitos de escavar o local buscando produzir um documentário sobre o mistério. A iniciativa ganhou, rapidamente, o patrocínio da Microsoft.

A ideia do filme surgiu baseada em uma lenda que circulava entre os geeks. Segundo essa, a Atari havia, no auge da pior crise da indústria de videogames, na década de 1980, enterrado milhões de cartuchos do jogo baseado no filme “E.T. – O Extraterrestre” e sobras de “Pac-Man”, apontados como os responsáveis pela quebra do mercado de games na época. “E.T.” é considerado o pior game de todos os tempos, pois não tinha nada a ver com o filme e era praticamente impossível de jogar. A empresa gastou uma fortuna comprando os direitos de fazer um jogo baseado no filme, e se deu muito mal.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave