Taça da Copa do Mundo chega a BH e já causa euforia

Doze anos depois, pentacampeão Gilberto Silva voltou a erguer e a beijar o troféu

iG Minas Gerais | THIAGO NOGUEIRA |

A taça do mundo é nossa, pelo menos, nesta segunda e terça-feira. O mais cobiçado objeto do futebol mundial está em Belo Horizonte para dois dias de visitação dos torcedores. Milhares de fãs já fazem filas desde as primeiras horas da manhã no Shopping Del Rey, região Noroeste da capital, para conhecer e fazer uma foto ao lado do troféu.

A turnê da taça, promovido pela Coca-Cola,  começou em setembro do ano passado. Ela esteve em 89 países, antes de voltou ao Brasil no último dia 21 para percorrer todas as capitais brasileiras e o Distrito Federal. Rio de Janeiro e Porto Alegre foram os primeiros destinos. A expectativa é de 20 mil visitantes em cada cidade.

Neste segunda-feira, o troféu chegou em Belo Horizonte e teve como anfitrião o campeão mundial Gilberto Silva. Volante na campanha do penta, em 2002, o jogador pode segurar, beijar e erguer a taça novamente 12 anos depois.

“Espero que essa passagem por aqui não seja uma simples passagem. Espero que ela fique aqui em nosso país. Vamos estar torcendo para os futuros campeões”, ressaltou Gilberto Silva, que está sem clube desde que se desligou do Atlético.

Ele foi o único entre milhares de pessoas que estiveram no evento a tocar na taça. Apenas campeões do mundo e chefes de Estado têm esse privilégio. O povo mineiro, por sua vez, foi representado pela catadora de materiais recicláveis Sílvia da Paixão, que recebeu de Gilberto Silva uma medalha.

“Se todo mundo ajudar o meio ambiente, teremos um mundo muito melhor. O catador é um trabalhador como outro qualquer”, ressaltou Sílvia.

Às 9h, as primeiras pessoas começaram a chegar para conhecer o objeto dourado, de 36,8 cm de altura e 6,175 kg. A experiência dura cerca de 40 minutos. Antes de ver a taça, o visitante passa por uma exposição de bolas da Copa e assiste a um filme sobre os Mundiais.

A taça está colocada no centro de quatro salas de exibição, onde o visitante tira a foto de lembrança, que é revelada na hora. Para a criançada, ainda há a opção de vários jogos de futebol na parte externa, onde é possível acompanhar também exibições de passinho e freestyle. 

Tour da Taça em Belo Horizonte Data: 28 e 29 de abril Local: Shopping Del Rey (Av. Presidente Carlos Luz, 3001, Pampulha) Horário: 9h às 21h Entrada: Para participar, é preciso comprar os produtos específicos da Coca-Cola nas lojas participantes e trocar a nota fiscal por um vale-ingresso. São 50 postos de troca na capital e região metropolitana, que podem ser consultados pelo site www.cocacola.com.br/tourdataca. No endereço eletrônico, o visitante também escolhe o melhor dia e horário para participar da experiência.

Leia tudo sobre: Copa do Mundotour da taça